Especialistas explicam o aumento das falhas nos últimos meses no Instagram e Whatsapp
Porto Canal
Os últimos meses têm sido frequentes as falhas de serviço que têm afetado as plataformas e redes sociais, como o Instagram e o Whatsapp. As aplicações que ficam fora do ar sofrem problemas e deixam muitos usuários sem acesso às próprias contas. Mas porque motivo acontecem estas falhas e porque têm sido cada vez mais repetidas?
Num artigo recente, a BBC aborda estas falhas recentes e frequentes que têm afetado as plataformas, com base na opinião de especialistas que indicam que estas interrupções não são coincidência e estão a ficar cada vez mais comuns.
O site Downdetector tem sido central na identificação destes problemas. A plataforma, que informa em tempo real sobre o estado da rede de vários sites e serviços, identificou mais de 1,75 milhão de relatos de problemas em todo o mundo face ao WhatsApp, unicamente no dia 3 de abril.
As falhas constantes levantam preocupações sobre a estabilidade da internet e, segundo os especialistas, há diversos fatores que contribuem para as falhas que se têm sentido nos últimos meses nestas plataformas.
Estamos a falar de erros de código ou até mesmo de condições climáticas severas que afetam os ‘data centers’. “A mudança para a computação em ‘cloud’ também tem o seu papel”, escreve a BBC: “Embora tenha permitido mais agilidade, uma interrupção num provedor da ‘cloud’ pode afetar várias empresas”.
A somar a estas causas, também há os picos repentinos na procura, como na Black Friday.
Estas questões ressaltam a importância da resiliência e um melhoramento dos serviços online, até porque, lembram os especialistas, há cada vez mais pessoas ligadas e em rede e a tendência não é decrescente.