Apesar das denúncias de utilizadores, sistema para carregar Andante pelo telemóvel já está operacional
Porto Canal
Esta quinta-feira, conforme noticiado pelo Porto Canal, foi introduzida uma nova funcionalidade na app Anda, possibilitando assim o carregamento de todos os títulos de transporte via telemóvel. Apesar de algumas denúncias por parte de utilizadores durante a manhã desta quinta-feira, uma fonte dos Transportes Intermodais do Porto confirmou ao Porto Canal que o sistema de carregamento do Andante pelo telemóvel não enfrentou quaisquer problemas técnicos e está plenamente funcional tanto no sistema Android quanto no sistema iOS.
Ver esta publicação no Instagram
De acordo com esta fonte, não se verificou qualquer problema técnico desde o lançamento da nova opção. “Como era a primeira vez e não havia utilizações, as pessoas tinham que fazer scroll, e não aparecia imediatamente. Agora com o consumo vai aparecer mais no início da pesquisa”, foi avançado ao Porto Canal.
“Esta atualização depende de vários fatores, alheios ao sistema, e dependem até dos modelos do telemóvel, mas foi disponibilizada a partir da meia-noite em todos os sistemas. Não é simultâneo em todos os telemóveis, mas esta em funcionamento pleno e não temos registo de qualquer anomalia”, acrescenta fonte do TIP.
De nome TOP UP, está disponível na aplicação Anda, dos Transportes Intermodais do Porto (TIP). A adição, que de acordo com a TIP está disponível tanto para Android, como para IOS, permite que os utilizadores carreguem todos os tipos de títulos de transporte Andante, desde passes até viagens ocasionais de várias zonas.
A operação é simples: basta encostar o cartão Andante, seja ele de papel ou plástico, a parte de trás do telemóvel para efetuar a leitura e o carregamento através da tecnologia NFC. Além disso, não é necessário qualquer registo por parte do cliente para o utilizar.
A compra implica que o utilizador escolha um método de pagamento, entre cartão bancário ou referência multibanco. No futuro, esclarece a Transportes Intermodais do Porto, estarão disponíveis outras alternativas, como o MBWay.