Carregar andante por telemóvel já é possível a partir desta quinta-feira

Carregar andante por telemóvel já é possível a partir desta quinta-feira
Porto Canal
| Porto
João Nogueira e Catarina Cunha

Quando chega o final do mês, as lojas Andante partilham um cenário em comum: extensas filas de espera para renovações e carregamentos do cartão. Mas a partir desta quinta-feira, data avançada pela Transportes Intermodais do Porto ao Porto Canal, o processo passa a ser mais simples e cómodo, com uma nova funcionalidade que permite o carregamento de títulos e mensalidades através do telemóvel.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Chama-se TOP UP e é a nova funcionalidade da aplicação Anda, dos Transportes Intermodais do Porto (TIP). A adição, que de acordo com a TIP estará disponível tanto para Android, como para IOS, permitá que os utilizadores carreguem todos os tipos de títulos de transporte Andante, desde passes até viagens ocasionais de várias zonas.

A operação é simples: basta encostar o cartão Andante, seja ele de papel ou plástico, a parte de trás do telemóvel para efetuar a leitura e o carregamento através da tecnologia NFC. Além disso, não é necessário qualquer registo por parte do cliente para o utilizar.

A compra implica que o utilizador escolha um método de pagamento, entre cartão bancário ou referência multibanco. No futuro, esclarece a Transportes Intermodais do Porto, estarão disponíveis outras alternativas, como o MBWay.

App Anda com vista no futuro
E não é tudo. Estão planeadas novidades para o futuro, revela a Transportes Intermodais do Porto em comunicado.

A empresa prevê que até ao final do ano, possa introduzir na app Anda o carregamento de títulos ocasionais, dispensando o recurso à utilização de cartão físico.

Também para o fim do ano, está previsto um sistema pós-pago para o IOS, que permite ao cliente pagar apenas no final do mês as suas viagens. O modelo já existe nos Android e permite que os utilizadores viajem sem conhecer qualquer regra do sistema de bilhética.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).