Bilhetes de bordo e Andante ocasional com aumento em 2026 mas passes mantêm preço

Bilhetes de bordo e Andante ocasional com aumento em 2026 mas passes mantêm preço
Foto: Rita Ormonde | Porto Canal
| Porto
Porto Canal/Agências

Os bilhetes de bordo e os títulos ocasionais do Andante, dos transportes públicos da Área Metropolitana do Porto (AMP), vão sofrer um aumento em 2026, mas os preços dos passes mensais irão manter-se, disse esta sexta-feira o presidente, Pedro Duarte.

"Temos uma atualização da tarifa, que é automática e tem um pouco a ver com o aumento do custo de vida, com o aumento da inflação, e que é deliberada, digamos assim, em termos nacionais", disse esta sexta-feira aos jornalistas o presidente da AMP e da Câmara do Porto, Pedro Duarte, após a primeira reunião ordinária do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) a que presidiu.

Em causa esteve uma proposta, aprovada por unanimidade pelos autarcas presentes, para a "atualização tarifária regular para o transporte público coletivo de passageiros (TAT), a vigorar a partir de 01 de janeiro de 2026, na AMP", que foi fixada em 2,28% pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT),

A forma concreta como a sua aplicação se repercutirá nos preços dos bilhetes ocasionais Andante será definida em dezembro, mas na reunião do CmP, a primeira-secretária da comissão executiva da AMP, Ariana Pinho, apontou que, se houver uma aplicação direta da TAT, um título Z2 poderá passar de 1,40 euros para 1,43 e "arredondará para 1,45" euros.

No ano passado, não houve aumentos nos títulos ocasionais ou bilhetes de bordo, tendo os passes também mantido o preço.

Quanto aos passes mensais, Pedro Duarte disse que foi decidido "congelar" o valor, que na generalidade dos casos é de 40 euros (passe metropolitano) ou 30 euros (municipal ou três zonas).

"Esse valor vai se manter durante mais um ano, pelo menos. Isso é feito, evidentemente, com esforço da parte dos municípios, porque há um défice que surge, mas assumimos esse encargo enquanto municípios, para, de facto, podermos continuar a promover a utilização de transporte público também nesta área metropolitana", defendeu o presidente metropolitano.

O autarca do Porto frisou que há uma política que "é social, associada aos transportes públicos, de apoiar quem é mais vulnerável e quem tem menos condições económicas", mas também tem de haver "sustentabilidade" na "promoção de umas formas de mobilidade que sejam compatíveis com aquilo que é a realidade hoje em dia da generalidade dos grandes centros urbanos".

"Nós temos de olhar para os transportes públicos hoje em dia como sendo um bem público que, no fundo, beneficia todos aqueles que utilizam o transporte público, mas acaba por beneficiar toda a sociedade do ponto de vista não só das externalidades ambientais, mas naturalmente aquilo que é o bem-estar, a qualidade de vida de todas as pessoas", disse, quando questionado sobre as questões da sustentabilidade financeira dos serviços de transportes.

+ notícias: Porto

Metro do Porto reduz frequências a partir de quarta-feira devido a greve na manutenção

A Metro do Porto anunciou esta terça-feira a redução de veículos e frequências em várias linhas devido à greve nos serviços da CP que asseguram a manutenção dos comboios, entrando em vigor a partir de quarta-feira.

Caudal do Douro está estável mas água deve inundar margens esta semana

A situação no rio Douro “está equilibrada”, mas estima-se que a água volte à margem esta semana, disse o comandante adjunto da Capitania do Douro, elogiando a ativação dos Planos Municipais de Emergência do Porto e de Gaia.

Detido segundo suspeito de tentativa de homicídio no jardim da Cordoaria no Porto

A Polícia Judiciária (PJ) deteve o segundo suspeito de agressões e de tentativa de homicídio de dois jovens, em setembro, no jardim da Cordoaria, Porto, durante o confronto entre dois grupos, indicou esta força de investigação criminal.