Funicular dos Guindais no Porto reabre ao público na quinta-feira

Funicular dos Guindais no Porto reabre ao público na quinta-feira
DR
| Porto
Porto Canal / Agências

O Funicular dos Guindais, no Porto, reabre na quinta-feira ao público, de acordo com uma nota esta quarta-feira divulgada pela STCP Serviços, gestora da infraestrutura. Tal como tinha avançado o Porto Canal, no final de março ainda não havia data para a reabertura da estrtura, que estava encerrada para obras de manutenção que incluíram a renovação das cabines.

"Depois de cinco meses encerrado para manutenção, o Funicular dos Guindais reabre já na próxima quinta-feira, 18 de abril", pode ler-se no comunicado enviado às redações.

Segundo a empresa, o funicular volta ao ativo "com um sistema totalmente novo e moderno e com sinalética e cabines renovadas".

"O encerramento do Funicular foi essencial para melhorarmos a experiência do utilizador e evitarmos possíveis avarias. O sistema de comando, que permite a deslocação das cabines, tinha sido instalado há vários anos, pelo que exigia uma tecnologia mais recente", disse a gerente da STCP Serviços Teresa Stanislau, citada no comunicado,

De acordo com a responsável, "substituiu-se a mesa de controlo, o autómato e os sistemas de comunicação e hidráulico dos veículos", aproveitando-se ainda para "renovar a sinalética informativa e as cabines".

O funicular, que une a Praça da Batalha à Ribeira, abrirá pelas 08:00 com o horário de verão.

A viagem é gratuita para munícipes com Cartão Porto., titulares de cartão Porto Premium 3 em 1, estando também incluída nas Assinaturas mensais Andante com zona PRT1.

Já para outros utilizadores, o valor de uma viagem é de quatro euros para adultos e dois euros para crianças dos 4 aos 12 anos.

O Funicular dos Guindais é uma das infraestruturas a cargo da STCP Serviços, no seguimento do Contrato Programa realizado com a Câmara Municipal do Porto.

Está encerrado desde novembro de 2023 para obras de manutenção e tinha data prevista de reabertura marcada para o primeiro trimestre de 2024.

Em 2023, viajaram no funicular mais de 460 mil pessoas, sendo que cerca de 100 mil foram munícipes com cartão Porto. e clientes Andante, segundo a STCP.

Na sua configuração mais recente, o Funicular dos Guindais está aberto ao público desde 2004, mas as suas origens remetem a um veículo inaugurado em 1891, que deixou de circular dois anos depois, na sequência de um acidente.

+ notícias: Porto

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

O Conselho Metropolitano do Porto aprovou esta sexta-feira, por maioria, a nomeação de Nuno Sousa para presidente do conselho de administração da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), substituindo Marco Martins, que foi destituído.

Metro do Porto remete prazos, datas e explicações sobre Linha Rosa para dia 20

O novo presidente da Metro do Porto, Emídio Gomes, recusou comprometer-se com prazos sobre a conclusão da obra da Linha Rosa e remeteu explicações sobre eventuais derrapagens para a reunião pública de executivo municipal de dia 20.

Tribunal condena 23 arguidos por tráfico de droga no Porto, sete com pena efetiva

O tribunal do Porto condenou esta sexta-feira 23 arguidos, sete dos quais com penas de prisão efetiva, por tráfico de droga no Bairro da Pasteleira, informou a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP).