Funicular dos Guindais vai continuar encerrado

Funicular dos Guindais vai continuar encerrado
| Porto
Porto Canal

Desativado a 6 de novembro de 2023, para obras de manutenção que estariam concluídas no primeiro trimestre de 2024, o funicular dos Guindais ainda não tem data prevista para voltar a circular pela escarpa que lhe deu nome.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Contactada pelo Porto Canal, a STCP Serviços, entidade responsável pela infraestrutura, esclarece que o equipamento possui um sistema composto por um “autónomo e mesa de controlo” com vários anos e que “não utilizava a mais recente tecnologia”, tendo sido necessária a “substituição de todos os seus componentes”.

De acordo com a empresa de transportes, é ainda “necessária a autorização prévia do IMT para a entrada em serviço, que já foi solicitada”, mas não se compromete com nenhuma data para a reativação do funicular que faz a ligação entre a Avenida Gustavo Eiffel e a Batalha.

Os titulares do cartão Porto. e assinaturas mensais Andante (PRT1) poderão no entanto continuar a fazer o percurso entre as duas estações (Batalha e Ribeira) através de um shuttle gratuito, dá nota a STCP Serviços.

Mais de 100 anos separam o projeto inicial do atual elevador dos Guindais

O funicular dos Guindais nem sempre foi tal qual o conhecemos.

Inaugurado em 1891, o equipamento foi enquadrado numa das mais elaboradas obras para a época, cujo projeto envolvia a instalação de elevadores semelhantes em zonas de grandes desníveis da cidade do Porto.

Apenas dois anos após a inauguração, um acidente viria a ditar uma pausa por mais de 100 anos no já então famoso funicular dos Guindais. O maquinista de um dos carros não abrandou a marcha de um dos veículos, o que acabou por fazer com que embatesse na plataforma localizada junto ao tabuleiro inferior da ponte Luís I, provocando o choque de um segundo carro.

Apenas em 2001, a propósito da Capital Europeia de Cultura, nasce o moderno funicular que circula ao longo da escarpa, mantendo-se apenas a antiga casa das máquinas, no cimo da mesma.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).