Funicular dos Guindais encerra para obras até início de 2024

Funicular dos Guindais encerra para obras até início de 2024
| Porto
Porto Canal

O Funicular dos Guindais vai estar encerrado para obras de manutenção a partir do dia 6 de novembro, até o primeiro trimestre de 2024. Os trabalhos a executar incluem a substituição do painel de comando.

Todos os titulares do cartão Porto. e assinaturas mensais Andante vão poder fazer a ligação entre as estações da Batalha e da Ribeira, através de um shuttle gratuito. O serviço está disponível todos os dias, entre as 8h00 e as 20h00, com frequência de 20 minutos. É imprescindível a validação do cartão na estação da Ribeira, independentemente do sentido da viagem.

Aberto ao público desde 2004, o Funicular dos Guindais funciona através de um sistema de comando que permite a deslocação das cabines entre ambas as estações. Dado que este sistema, composto por autónomo e mesa de controlo, foi instalado há vários anos e não utiliza a mais recente tecnologia, é necessária a substituição de todos os seus componentes.

O Funicular dos Guindais é uma das infraestruturas a cargo da STCP Serviços, no seguimento do Contrato Programa realizado com a Câmara Municipal do Porto. Só este ano, viajaram no funicular mais de 460 mil pessoas, sendo que cerca de 100 mil são munícipes com cartão Porto. e clientes Andante.

+ notícias: Porto

Estado converte dívida histórica da Metro do Porto e passa a deter 99,9% da empresa

O Estado português passou a deter quase a totalidade da Metro do Porto, com 99,9% das ações, após uma reestruturação financeira que envolveu a conversão de dívida em capital, avança o Jornal de Negócios esta quinta-feira. A operação, no total de mais de 4 mil milhões de euros, resultou num aumento da participação estatal na empresa, diluindo a posição dos sete municípios da AMP e da STCP para apenas 0,1%.

Motoristas TVDE em protesto no Porto por melhores condições de trabalho

Cerca de 20 motoristas de transporte individual de passageiros em veículo descaracterizado (TVDE) concentraram-se esta quinta-feira em frente à Câmara Municipal do Porto para reclamar por mais fiscalização e formação, bem como pela revisão das tarifas de transporte.

Homem detido por usar companheira de preso para introduzir droga na cadeia de Custóias

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta quarta-feira, um homem, fora de flagrante delito, por suspeitas de introduzir droga, através de uma peça de vestuário, que uma visitante ia fazer chegar ao seu companheiro, que se encontra preso na cadeia de Custóias.