Encontrados 450 quilos de bombas por deflagrar em escolas de Gaza

Encontrados 450 quilos de bombas por deflagrar em escolas de Gaza
| Mundo
Porto Canal/ Agências

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos (UNRWA, na sigla em inglês) anunciou esta terça-feira ter encontrado bombas de 450 quilos não deflagradas em escolas, após a retirada das tropas israelitas de Khan Younès, sul da Faixa de Gaza.

O exército israelita tem bombardeado incessantemente o território palestiniano de Gaza desde o ataque sem precedentes do movimento islamita Hamas em solo israelita, a 7 de outubro.

Agências da ONU levaram a cabo uma "missão de avaliação" em Khan Younès, uma grande cidade do sul, após a retirada dos soldados em 07 de abril, afirmou a UNRWA num comunicado de imprensa.

A UNRWA tem-se deparado com "obstáculos significativos para operar em segurança devido à presença de munições e engenhos por explodir, incluindo bombas de 450 quilos dentro de escolas e em estradas", lê-se na nota.

"Milhares de pessoas deslocadas necessitam de uma vasta gama de assistência vital, incluindo saúde, água, saneamento e alimentos", acrescentou a UNRWA.

A ONU tinha referido no início de abril que seriam necessários "milhões de dólares e vários anos para descontaminar as munições não deflagradas na Faixa de Gaza".

"Estamos a trabalhar com o pressuposto de que 10% das munições não estão a funcionar como previsto", disse o chefe do Serviço da ONU de Ação contra as Minas, Charles Birch, citado no documento.

"Estimamos que, para começar a desminar Gaza, precisamos de 45 milhões de dólares (42 milhões de euros)", acrescentou.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.