Metro do Porto já ‘aquece motores’ na nova extensão da Linha Amarela

Metro do Porto já ‘aquece motores’ na nova extensão da Linha Amarela
| Norte
Porto Canal

As carruagens da Metro do Porto encontram-se em fase de testes na extensão da Linha Amarela, de forma a assegurar as normas de segurança.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Fonte da empresa garantiu ao Porto Canal que o procedimento está a correr “dentro do normal”. Os trabalhos envolvem a “regulação da tensão na catenária, ensaios de Gabarit”, bem como “ensaios dinâmicos e de carga do viaduto”.

Nos testes estiveram presentes elementos da empresa italiana RINA, especializados em soluções de teste, inspeção, certificação e engenharia em diversos mercados, nomeadamente da mobilidade.

A expansão da Linha Amarela do Metro do Porto compreende uma empreitada entre Santo Ovídio e Vila d'Este, incluindo as estações de Manuel Leão e Hospital Santos Silva, bem como túneis, um viaduto e um Parque de Material e Oficinas (PMO).

O projeto pretende servir mais de 17 mil pessoas por dia e representa um investimento de mais de 206,4 milhões de euros, de acordo com uma resolução do Conselho de Ministros de 14 de julho.

A Metro do Porto prevê que o alargamento da linha possa potenciar um crescimento na procura em 20 milhões de passageiros e a redução da emissão de CO2 em quase 2.300 toneladas, no primeiro ano de operações.

Em setembro, o Porto Canal visitou em exclusivo os trabalhos e percorreu a pé os mais de 3km do traçado novo, cujas obras estão previstas para final de 2023.

+ notícias: Norte

Cobra assusta moradores de casa em Esposende e acaba resgatada

Uma cobra de escada foi resgatada, na noite desta segunda-feira, do interior de uma habitação na freguesia de S.Bartolomeu do Mar, em Esposende. O alerta às autoridades foi dado pelos moradores. 

Homem de 41 anos detido por provocar incêndio em Carrazeda de Ansiães

A Guarda Nacional Republicana (GNR) constituiu arguido um homem de 41 anos em Marzagão, Carrazeda de Ansiães, por ter ateado um incêndio de forma negligente enquanto manuseava uma motorroçadora, informou esta terça-feira a autoridade.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.