Metro do Porto já ‘aquece motores’ na nova extensão da Linha Amarela

Metro do Porto já ‘aquece motores’ na nova extensão da Linha Amarela
| Norte
Porto Canal

As carruagens da Metro do Porto encontram-se em fase de testes na extensão da Linha Amarela, de forma a assegurar as normas de segurança.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Fonte da empresa garantiu ao Porto Canal que o procedimento está a correr “dentro do normal”. Os trabalhos envolvem a “regulação da tensão na catenária, ensaios de Gabarit”, bem como “ensaios dinâmicos e de carga do viaduto”.

Nos testes estiveram presentes elementos da empresa italiana RINA, especializados em soluções de teste, inspeção, certificação e engenharia em diversos mercados, nomeadamente da mobilidade.

A expansão da Linha Amarela do Metro do Porto compreende uma empreitada entre Santo Ovídio e Vila d'Este, incluindo as estações de Manuel Leão e Hospital Santos Silva, bem como túneis, um viaduto e um Parque de Material e Oficinas (PMO).

O projeto pretende servir mais de 17 mil pessoas por dia e representa um investimento de mais de 206,4 milhões de euros, de acordo com uma resolução do Conselho de Ministros de 14 de julho.

A Metro do Porto prevê que o alargamento da linha possa potenciar um crescimento na procura em 20 milhões de passageiros e a redução da emissão de CO2 em quase 2.300 toneladas, no primeiro ano de operações.

Em setembro, o Porto Canal visitou em exclusivo os trabalhos e percorreu a pé os mais de 3km do traçado novo, cujas obras estão previstas para final de 2023.

+ notícias: Norte

Um desaparecido e sete desalojados em incêndio que destruiu pensão no Porto

O incêndio que deflagrou na quarta-feira numa pensão no centro histórico do Porto causou sete desalojados e há uma pessoa desaparecida, revelou esta quinta-feira o comandante dos Sapadores Bombeiros do Porto.

Municípios acionistas da STCP devem continuar a financiar a empresa, defende presidente da câmara de Gaia

O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, defendeu esta quinta-feira que os municípios do Grande Porto acionistas da Sociedade Coletiva de Transportes do Porto (STCP) devem continuar a financiar a empresa.

Capturado em Trás-os-Montes mais um dos fugitivos da cadeia de Vale de Judeus

Foi detido mais um dos cinco fugitivos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, informou a PJ em comunicado esta sexta-feira. Trata-se de Fernando Ribeiro Ferreira de 63 anos e estava em fuga desde 7 de setembro.