Metro do Porto já ‘aquece motores’ na nova extensão da Linha Amarela
Porto Canal
As carruagens da Metro do Porto encontram-se em fase de testes na extensão da Linha Amarela, de forma a assegurar as normas de segurança.
Ver esta publicação no Instagram
Fonte da empresa garantiu ao Porto Canal que o procedimento está a correr “dentro do normal”. Os trabalhos envolvem a “regulação da tensão na catenária, ensaios de Gabarit”, bem como “ensaios dinâmicos e de carga do viaduto”.
Nos testes estiveram presentes elementos da empresa italiana RINA, especializados em soluções de teste, inspeção, certificação e engenharia em diversos mercados, nomeadamente da mobilidade.
A expansão da Linha Amarela do Metro do Porto compreende uma empreitada entre Santo Ovídio e Vila d'Este, incluindo as estações de Manuel Leão e Hospital Santos Silva, bem como túneis, um viaduto e um Parque de Material e Oficinas (PMO).
O projeto pretende servir mais de 17 mil pessoas por dia e representa um investimento de mais de 206,4 milhões de euros, de acordo com uma resolução do Conselho de Ministros de 14 de julho.
A Metro do Porto prevê que o alargamento da linha possa potenciar um crescimento na procura em 20 milhões de passageiros e a redução da emissão de CO2 em quase 2.300 toneladas, no primeiro ano de operações.
Em setembro, o Porto Canal visitou em exclusivo os trabalhos e percorreu a pé os mais de 3km do traçado novo, cujas obras estão previstas para final de 2023.