Terminal de Campanhã ainda é um “quebra-cabeças” para alguns utilizadores

Terminal de Campanhã ainda é um “quebra-cabeças” para alguns utilizadores
| Porto
João Nogueira

Quase a fazer dois anos de atividade, a dimensão do Terminal Intermodal de Campanhã, do Porto, contribui para que a infraestrutura ainda seja um “quebra-cabeças” para muitos dos 23 mil utilizadores diários que embarcam e desembarcam no espaço. O momento é de “acalmia” e de “evolução do próprio edifício”, admite a STCP Serviços, entidade gestora, em entrevista ao Porto Canal, que reconhece as dificuldades na sinalética e confirma que já estão em estudo novas alterações.

Naturais do País Basco, as irmãs Nahia, Argi e Maite, desembarcaram pela primeira vez no terminal intermodal. A estrutura grande e a estética chamou a atenção das jovens, que à saída do autocarro não sabiam para onde ir. Em causa, a sinalética “pouco intuitiva” ou a falta de informações nos mapas online.

 
 
 
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“Estávamos um pouco perdidas, porque não sabíamos como atravessar e não estava muito claro, mas acabámos por encontrar o corredor”, confessa Nahia.

Mas a sensação de desorientação e confusão não se limita às jovens espanholas, sendo notório que, à chegada ao terminal, vários utilizadores procuram o caminho certo para onde ir e acabam, muitas vezes, por ter de recorrer aos funcionários do local para se informarem.

Neste momento existem até algumas operadoras de autocarros que já destacaram uma pessoa para indicar os caminhos aos passageiros e lidar com as eventuais e “frequentes” mudanças dos cais.

Utilizadora frequente do terminal, Céu Direitinho contou ao Porto Canal que já foi abordada diversas vezes por pessoas a pedir indicações: “É o único inconveniente, as pessoas saem dos autocarros, olham e não conseguem ver a sinalização para o metro. Vão perguntando”.

A STCP Serviços, entidade gestora do terminal, reconhece as lacunas relativamente à sinalética. A empresa admite que detetou aspetos a melhorar na sinalética própria do edifício e confirma que já está a fazer uma revisão para proceder a algumas alterações.

Ao mesmo tempo que essa avaliação é feita, a STCP Serviços confirmou ao Porto Canal que se encontra a instalar outro sistema de sinalética de encaminhamento do transporte público, com as cores cinza-escuro e amarelo, que vai ser implementado em todos os terminais intermodais da cidade, permitindo assim que seja mais facilmente identificado.

“Na passagem que faz a ligação entre o metro e o Terminal Intermodal de Campanhã, já se consegue perceber um bocadinho de que forma é que é feito esse encaminhamento”, partilhou Teresa Stanislau, membro do Conselho de Gerência da STCP Serviços.

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