Depois dos 'memes', circula uma petição para travar revogação do 'velho' logótipo do Governo

Depois dos 'memes', circula uma petição para travar revogação do 'velho' logótipo do Governo
| País
Porto Canal/Agências

A página do XXIV Governo Constitucional exibiu desde a passada terça-feira o anterior logótipo, que tinha sido alterado pelo último executivo de António Costa, um compromisso que o atual primeiro-ministro, Luís Montenegro, assumiu antes da campanha eleitoral.

Assim, que foi conhecida a decisão, de imediato a internet se encheu de "memes" e publicações a ridicularizar a alteração de logótipo. Até já há uma petição online que conta com perto de seis mil assinaturas, onde é exigida a reversão da nova identidade visual do Governo.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Os autores mostram-se descontentes com a primeira mudança de Montenegro, porque “desconsidera a vitalidade e a relevância da comunidade artística, criativa e de design, mas também subestima a capacidade intelectual e crítica de toda a população portuguesa”.

Além disso, os assinantes são da opinião que ignorar o trabalho do Studio Eduardo Alves é “uma falha em reconhecer a excelência no campo do design”, assim como “um ato de regressão”.

“O Governo atual demonstra uma perspetiva alarmantemente retrógrada”, salienta a publicação, acrescentando que a decisão coloca “Portugal numa posição de desvantagem no diálogo internacional e na economia criativa mundial”.

“A exclusão da comunidade artística e criativa no processo decisório é um sinal claro de desrespeito pelo profissionalismo e pela inovação. Este ato não é apenas uma afronta à comunidade de design, mas um golpe contra a cultura de inovação e excelência que Portugal tem fomentado nas últimas décadas”, lê-se na mesma nota.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, afirmou este sábado que "os compromissos de campanha são para cumprir", questionado sobre a decisão de mudança do logótipo oficial do Governo, à chegada a Óbidos para uma reunião informal do Conselho de Ministros.

Interrogado se está arrependido da alteração do logótipo, respondeu: "Era o que faltava."

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.