Depois dos 'memes', circula uma petição para travar revogação do 'velho' logótipo do Governo

Depois dos 'memes', circula uma petição para travar revogação do 'velho' logótipo do Governo
| País
Porto Canal/Agências

A página do XXIV Governo Constitucional exibiu desde a passada terça-feira o anterior logótipo, que tinha sido alterado pelo último executivo de António Costa, um compromisso que o atual primeiro-ministro, Luís Montenegro, assumiu antes da campanha eleitoral.

Assim, que foi conhecida a decisão, de imediato a internet se encheu de "memes" e publicações a ridicularizar a alteração de logótipo. Até já há uma petição online que conta com perto de seis mil assinaturas, onde é exigida a reversão da nova identidade visual do Governo.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Os autores mostram-se descontentes com a primeira mudança de Montenegro, porque “desconsidera a vitalidade e a relevância da comunidade artística, criativa e de design, mas também subestima a capacidade intelectual e crítica de toda a população portuguesa”.

Além disso, os assinantes são da opinião que ignorar o trabalho do Studio Eduardo Alves é “uma falha em reconhecer a excelência no campo do design”, assim como “um ato de regressão”.

“O Governo atual demonstra uma perspetiva alarmantemente retrógrada”, salienta a publicação, acrescentando que a decisão coloca “Portugal numa posição de desvantagem no diálogo internacional e na economia criativa mundial”.

“A exclusão da comunidade artística e criativa no processo decisório é um sinal claro de desrespeito pelo profissionalismo e pela inovação. Este ato não é apenas uma afronta à comunidade de design, mas um golpe contra a cultura de inovação e excelência que Portugal tem fomentado nas últimas décadas”, lê-se na mesma nota.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, afirmou este sábado que "os compromissos de campanha são para cumprir", questionado sobre a decisão de mudança do logótipo oficial do Governo, à chegada a Óbidos para uma reunião informal do Conselho de Ministros.

Interrogado se está arrependido da alteração do logótipo, respondeu: "Era o que faltava."

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: País

Parlamento aprova fim das portagens nas ex-SCUT. A Norte, há três autoestradas que vão sofrer alterações

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".