Tem 15 anos e é o novo herói russo que salvou centenas de pessoas em Moscovo
Porto Canal
Um rapaz de 15 anos está a ser aplaudido por seu papel em auxiliar várias pessoas a escaparem do ataque terrorista ocorrido na sexta-feira, em Moscou. O jovem prestou assistência a aproximadamente 100 indivíduos durante o incidente.
Islam Khalilov, de acordo com a Fox News, é empregado num bengaleiro no Crocus City Hall e foi o seu conhecimento detalhado do local que permitiu que ele agisse rapidamente, direcionando várias pessoas para áreas seguras, evitando um número maior de vítimas fatais.
"Primeiro ouvimos uns sons estranhos no primeiro andar. Inicialmente, achámos que seria algum grupo mais barulhento que tinha chegado", confessa, referindo que depois "percebeu que tinha de agir, se não ia perder a vida e outros também".
Em imagens capturadas por ele mesmo e compartilhadas no Twitter, é possível observar o jovem a correr pelas escadas, acompanhado por várias pessoas às quais ele fornece orientações.
🚨 Muslim Boy Saves 100 People During Attack In #Moscow
— DOAM (@doamuslims) March 23, 2024
A 15-year-old Muslim schoolboy, Islam. who worked part-time in the Crocus City Hall, led more than 100 people out of the building during the mass shooting.
Islam guided the people and directed the evacuation.#Russia… pic.twitter.com/YCi06UaOIb
O ataque, reivindicado por um grupo afiliado ao movimento 'jihadista' Estado Islâmico (EI), foi o mais letal em solo russo nos últimos anos, fazendo com que o número de vítimas fatais no ataque aumentasse para 137, incluindo pelo menos três crianças, de acordo com o último relatório oficial.
O Departamento de Saúde da região de Moscou também relatou que 101 pessoas permanecem hospitalizadas, 61 estão a receber tratamento ambulatório e 20 tiveram alta, totalizando 182 feridos.