Rede social TikTok considerada "ameaça à segurança nacional" 

Rede social TikTok considerada "ameaça à segurança nacional" 
| Mundo
Porto Canal

A rede social de origem chinesa TikTok foi declarada uma "ameaça à segurança nacional" pelas autoridades de Taiwan, devido ao "controlo substancial" de "atores estrangeiros hostis" sobre a plataforma.

A ministra dos Assuntos Digitais de Taiwan, Audrey Tang, advertiu hoje, numa audição parlamentar, que se trata de um "produto perigoso", noticia a Europa press citando a agência noticiosa de Taiwan CNA.

O TikTok já está proibido para organismos públicos e pode agora ser alargado a organizações educativas, organizações não-governamentais (ONG), bem como outras áreas e setores, acrescentou a ministra.

Em 13 de março, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos (EUA) aprovou um projeto de lei que poderá facilitar a proibição da aplicação se a empresa-mãe do TikTok, a ByteDance, não vender a plataforma a uma entidade norte-americana no prazo de seis meses.

O projeto tem agora de passar no Senado, mas o Presidente dos EUA, Joe Biden, já anunciou estar disposto a assiná-lo como lei, enquanto o seu principal rival nas eleições presidenciais de novembro, Donald Trump, afirmou rejeitar o projeto.

Os defensores da proibição da aplicação Tik Tok nos EUA, caso a ByteDance não cumpra as exigências, argumentam que aquela é controlada pelo governo chinês e invocam que este pode aceder aos dados privados dos utilizadores e censurar conteúdos políticos.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.