Príncipes de Gales agradecem apoio público e respeito pela privacidade

Príncipes de Gales agradecem apoio público e respeito pela privacidade
| Mundo
Porto Canal / Agências

Os príncipes de Gales agradeceram este sábado o apoio público e respeito pela sua privacidade após o anúncio de que a princesa Kate Middleton, mulher do herdeiro do trono britânico, Guilherme, está a ser tratada a um cancro.

Um porta-voz do Palácio de Kensington - residência oficial dos príncipes - assinalou que Guilherme e Kate estão "extremamente comovidos pelo calor e o apoio dos cidadãos" e simultaneamente "agradecidos pela compreensão face ao seu pedido de privacidade".

O filho do rei Carlos III e herdeiro da Coroa e sua esposa e futura rainha responderam assim às mensagens que receberam "do Reino Unido, da Commonwealth e de todo o mundo", após o anúncio de Kate na sexta-feira.

Kensington informou que não fornecerá novos detalhes sobre a situação clínica da princesa.

Kate continuará de baixa por tempo indeterminado, enquanto se submete a um tratamento de quimioterapia.

Segundo o anúncio de Kate Middleton na sexta-feira, após em janeiro ter sido submetida a uma grande cirurgia abdominal em Londres, bem sucedida, exames efetuados posteriormente revelaram a presença de cancro.

“Por isso, a minha equipa médica recomendou que me submetesse a um tratamento preventivo de quimioterapia, que se encontra agora na sua fase inicial", disse Kate Middleton, que não surgia em público desde dezembro passado.

Na mensagem, com pouco mais de dois minutos, divulgada pelo Palácio de Kensington, a princesa afirma que a notícia foi “um choque enorme” e que foi preciso “tempo” para que se recuperasse da cirurgia e também “para explicar tudo a George, Charlotte e Louis", os seus três filhos com o príncipe Guilherme.

"Como já lhes disse, estou bem e a ficar mais forte a cada dia que passa, à medida que me concentro nas coisas que me vão ajudar a curar", acrescentou Kate Middleton, 42 anos, dizendo esperar que o público compreenda que a família precisa de "tempo, espaço e privacidade” enquanto prossegue o seu tratamento.

O Palácio de Kensington tinha dado poucos pormenores sobre o estado de saúde de Kate, para além de dizer que não estava relacionado com cancro, que a cirurgia tinha sido bem sucedida e que a recuperação manteria a princesa afastada das funções públicas até abril.

Pouco depois do anúncio, o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, desejou uma recuperação "completa e rápida".

"Sei que falo em nome de todo o país ao desejar-lhe uma recuperação rápida e completa e espero vê-la de volta quando estiver pronta", declarou o chefe do Governo conservador, num comunicado.

Sunak afirmou que Kate "demonstrou uma enorme coragem", acrescentando: "Nas últimas semanas, tem sido sujeita a um intenso escrutínio e tem sido tratada injustamente por certos setores da comunicação social em todo o mundo e nas redes sociais".

O político referia-se à especulação sobre o estado de saúde da princesa que tem circulado nas últimas semanas.

O rei Carlos III, que assumiu o trono britânico em setembro de 2022, foi também diagnosticado com cancro no início de fevereiro.

Nem os príncipes de Gales nem seus três filhos participarão dentro de uma semana do serviço religioso do domingo de Páscoa na capela de São Jorge de Windsor, um dos atos mais tradicionais da família real.

No entanto, fontes do palácio assinalaram hoje que o rei Carlos III espera poder assistir à cerimónia, a celebrar num formato mais pequeno do habitual.

A limitação de assistentes deve-se a que seus médicos aconselharam a reduzir o número de pessoas com quem mantém contacto.

A presença do monarca só será confirmada no mesmo dia do ato, em função do seu estado de saúde.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.