GP Portugal. Miguel Oliveira vai partir do 15.º lugar

GP Portugal. Miguel Oliveira vai partir do 15.º lugar
| Desporto
Porto Canal/Agências

O italiano Enea Bastianini (Ducati) garantiu este sábado a 'pole position' para o Grande Prémio de Portugal de MotoGP, segunda prova do mundial do motociclismo, enquanto o português Miguel Oliveira (Aprilia) vai partir do 15.º lugar.

No Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, o piloto transalpino fez o seu melhor tempo em 1.37,706 minutos, com o espanhol Marevick Viñales (Aprilia) a ser segundo, a 0,082 segundos, e o também espanhol Jorge Martin (Ducati) em terceiro, a 0,106.

Já Miguel Oliveira vai partir do 15.º lugar, depois de não ter ido além do quinto melhor tempo na primeira sessão de qualificação (Q1), com 1.38,385 minutos, falhando, assim, a presença na Q2, na qual o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), atual bicampeão de MotoGP, terminou em quarto lugar, com 1.37,922.

Destaque ainda para o sétimo lugar (1.38,138 minutos) obtido pelo espanhol Pedro Acosta (Gas Gas), estreante na categoria rainha, que ficou imediatamente à frente do compatriota Marc Márquez (Ducati), seis vezes campeão de MotoGP, que completou a sua volta mais rápida em 1.38,147 minutos.

Depois de concluída a qualificação, os pilotos da principal categoria do Mundial de velocidade enfrentam, ainda, a corrida sprint (12 voltas), a partir das 15:00, novidade introduzida na temporada passada no campeonato.

Em Moto2, o espanhol Manuel González (QJMotor) fixou o melhor tempo em 1.41,716 minutos, seguido do italiano Tony Arbolino (ELF Marc), que ficou a 0,115 segundos, e do espanhol Alonso Lopez (Speed Up), terceiro mais veloz, a 0,167.

Nas Moto3, o australiano Joe Kelso (BOE) foi o mais rápido nos treinos livres, ao completar a sua volta mais rápida em 1.47,175 minutos, com o espanhol Jose Rueda (KTM) a 0,147 segundos, na segunda posição, e o colombiano David Alonso (Aspar), que, na sexta-feira, tinha sido o mais rápido, em terceiro, a 0,311.

Miguel Oliveira é o único português a competir no Mundial de velocidade e chega a Portimão, onde já venceu em 2020, na 15.ª posição da competição, com um ponto conseguido na prova de abertura, no Qatar.

O Grande Prémio de Portugal de MotoGP, segunda de 21 provas do mundial, disputa-se até domingo no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão.

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".