Estado Islâmico assume ataque em Moscovo

Estado Islâmico assume ataque em Moscovo
| Mundo
Porto Canal

A sala de concertos Crocus City Hall, nos arredores de Moscovo, foi alvo de um tiroteio esta sexta-feira. Há pelo menos 40 mortos e mais de uma centena de feridos, entre os quais crianças. Segundo avança a RTP, o Estado islâmico assume a autoria do ataque.

Um grupo de indivíduos armados lançou um ataque contra uma sala de espetáculos em Moscovo, Rússia, o que resultou em diversos feridos e fatalidades. Momentos depois, os extremistas islâmicos reclamaram a autoria do ataque através de uma mensagem deixada na rede social Telegram.

Os agressores, trajados em uniformes militares, semearam o pânico ao utilizar metralhadoras e, de acordo com relatos da imprensa russa, também granadas. Estima-se que até 6.200 pessoas possam ter estado presentes na sala no momento do ataque. O centro comercial onde aconteceu o incidente está em chamas.

 

As autoridades russas estão em estado de alerta e implementaram um perímetro de segurança, além de terem cancelado eventos na capital até o final de semana.

Ainda de acordo com o que escreve a CNN Portugal, os Estados Unidos e o Reino Unido desaconselharam idas a concertos em Moscovo há duas semanas. Na recomendação, eram desaconselhadas “grandes concentrações” em Moscovo, incluindo “concertos”, devido a “relatos de que os extremistas têm planos iminentes” para atacar multidões.

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, disse que o incidente se trata de um "ato terrorista" e instou a comunidade internacional a condenar o ato deplorável, expressando o seu posicionamento na rede social Telegram.

John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, manifestou solidariedade com as vítimas deste ataque horrendo perante os repórteres. Ele descreveu as imagens como perturbadoras e angustiantes, mas evitou estabelecer uma conexão direta entre o ataque e o conflito na Ucrânia. Kirby afirmou que, neste momento, não há evidências que sugiram envolvimento ucraniano no ataque, e aconselhou contra a especulação precipitada sobre qualquer ligação com a Ucrânia.

 

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.