Fim de semana de calor. Autoridade Marítima alerta para cuidados nas zonas costeiras

Fim de semana de calor. Autoridade Marítima alerta para cuidados nas zonas costeiras
| País
Porto Canal / Agências

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) aconselhou esta sexta-feira a população a adotar comportamentos de segurança numa eventual ida à praia ou zonas costeiras na sequência da previsão de bom tempo para o primeiro fim de semana de primavera.

Em comunicado, a AMN lembra que nesta época do ano ainda é um mar de inverno e apresenta um risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima.

O mar, alerta a AMN, apresenta também a “sua morfologia alterada pelo efeito da ondulação forte que se verifica normalmente neste período do ano, criando nas praias zonas de fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros que não se encontram sinalizados nesta altura do ano”.

Recorda igualmente que a maioria das praias não se encontra vigiada nesta altura do ano, isto é, não têm o dispositivo de segurança balnear.

Por isso, alerta a AMN, “a resposta a uma situação de socorro poderá ser demorada, pelo que a população deverá ter um comportamento adequado e responsável, não se colocando em situações de risco”.

Face à possível afluência junto das praias, a AMN recomenda vigiar permanentemente as crianças, evitar comportamentos de risco, não se aproximando da água ou caminhar na areia molhada, não virar as costas ao mar e estar sempre a uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda.

“Caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entrar e pedir ajuda através do 112”, informa ainda a AMN.

O IPMA prevê uma subida da temperatura, que pode chegar aos 30 graus Celsius esta sexta-feira e no sábado em algumas regiões de Portugal continental. No domingo, a máxima prevista é de 29º em Beja.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.