Novas linhas e ajustes à rede da STCP entram em funcionamento na segunda-feira

Novas linhas e ajustes à rede da STCP entram em funcionamento na segunda-feira
Porto Canal
| Porto
Porto Canal / Agências

As novas linhas da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) 404 e 2M começarão a funcionar a partir de segunda-feira, bem como ajustes noutras linhas já existentes como a 300, 301, 9M e 13M.

De acordo com a transportadora, a nova linha 404 (diurna e noturna), entre o polo do Hospital São João e o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC), "surge para assegurar a ligação, em período diurno e noturno, entre estes dois términos, designadamente via Polo Universitário da Asprela e interface do Dragão".

Já a linha de madrugada 2M "retoma o percurso que existia até 2011, permitindo prestar serviço, ao longo da madrugada, em toda a Rua da Boavista e a quase totalidade da Avenida da Boavista, bem como dar cobertura do espaço da Circunvalação, entre a Rotunda AEP e o Hospital S. João, que deixa de ser abrangida pela linha 9M".

Precisamente, a linha 9M terá o seu percurso ajustado, "de modo a promover a ligação direta do centro de Gondomar ao centro da cidade do Porto, via Campanhã (TIC), no horário da madrugada, quando a STCP é a única operadora de transporte de passageiros em operação".

Quanto às linhas 300 e 301, circulares complementares, "efetuam ajustes ao seu percurso em duas áreas", sendo "criada uma mobilidade na envolvente da Igreja da Areosa, densamente habitada, e das faculdades do Polo Universitário da Asprela", que "substitui o trajeto atual entre a Igreja das Antas e o Hospital S. João, que passa a ser assegurado pela nova linha 404".

"No centro do Porto, a linha 300 passa a ligar a Cordoaria à Batalha, aproximando-se do Terminal das Camélias, passando a existir uma ligação direta entre o Hospital de São João e a Batalha, via Av. Fernão de Magalhães", segundo a STCP.

Já a linha 13M "será alvo de uma ligeira alteração de percurso junto à Rotunda AEP, devido à entrada da linha 2M", que passa a efetuar a ligação entre Porto e Matosinhos via Rua do Lidador.

A operação STCP, em funcionamento 24 horas por dia ao longo de todo o ano, passa a contar, a partir de segunda-feira, com 71 linhas de autocarro e três de carro elétrico histórico (a linha 22 encontra-se suspensa devido às obras existentes no centro da cidade do Porto).

+ notícias: Porto

Rui Moreira alerta para necessidade dos municípios regularem as atividades económicas

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, alertou esta segunda-feira para a necessidade dos municípios poderem regular as atividades económicas que surgem na cidade, defendendo, para isso, uma alteração legislativa.

Antiga presidente de mutualista do Porto nega ter desviado mais de 200 mil euros

A antiga presidente de uma associação mutualista do Porto, acusada de ter desviado mais de 200 mil euros entre 2017 e 2019, afirmou esta segunda-feira em tribunal que nunca usou dinheiro da instituição para proveito próprio.

Proteção Civil do Porto alerta para dificuldades em recrutar para combate a fogos

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, Marco Martins, alertou esta segunda-feira para a “enorme dificuldade” em recrutar pessoas para o combate aos incêndios no verão, o que pode levar a que hajam menos equipas no terreno.