Maia passa a cobrar taxa turística. Medida entra em vigor no próximo mês

Maia passa a cobrar taxa turística. Medida entra em vigor no próximo mês
CM Maia
| Porto
Porto Canal/Agências

A Câmara da Maia vai cobrar a partir de abril uma taxa turística de dois euros por cada dormida em hotéis e estabelecimentos análogos no município, que reverterá para a limpeza urbana, segurança e transportes públicos, foi esta sexta-feira anunciado.

Em comunicado, aquela autarquia do distrito do Porto explica que a taxa turística será cobrada por pessoa por cada dormida em estabelecimentos hoteleiros, aldeamentos turísticos, apartamentos turísticos, empreendimentos de turismo de habitação e empreendimentos de turismo no espaço rural.

Segundo o texto, a cobrança será feita “até um máximo de cinco noites seguidas, por pessoa, por estadia” e incide “sobre hóspedes que tenham idade igual ou superior a 14 anos”.

“A taxa gerada destina-se a infraestruturas e equipamentos públicos, reforço da limpeza urbana, da segurança de pessoas e bens, da rede de transportes públicos e das condições de mobilidade”, lê-se.

No entanto, há exceções para a cobrança daquela taxa: “Ficam isentos de pagamento hóspedes cuja estadia seja motivada por tratamentos médicos, estendendo-se esta não sujeição a um acompanhante, hóspedes portadores de deficiência com incapacidade igual ou superior a 60% e hóspedes que se encontrem alojados nos estabelecimentos supramencionados, por expressa determinação de entidades públicas”, enumera a autarquia,

A Câmara da Maia adianta ainda que “todos os empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local estão obrigados a fazer o registo” na plataforma eletrónica, de uso exclusivo dos profissionais do setor, para efeitos de registo, liquidação e entrega da Taxa Municipal Turística.

+ notícias: Porto

Assembleia Municipal do Porto rejeita proposta de “valorização e reutilização” da Ponte Maria Pia

A Assembleia Municipal do Porto, na reunião desta segunda-feira que decorreu no Paços do Concelho, rejeitou uma moção apresentada pelo grupo municipal da CDU que visava a valorização e reutilização da antiga ponte ferroviária Maria Pia, que atravessa o rio Douro e está sem exploração há mais de 30 anos.

Rui Moreira alerta para necessidade dos municípios regularem as atividades económicas

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, alertou esta segunda-feira para a necessidade dos municípios poderem regular as atividades económicas que surgem na cidade, defendendo, para isso, uma alteração legislativa.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.