Reabilitação do jardim da Praça da República adjudicada por 1,26 milhões de euros

Reabilitação do jardim da Praça da República adjudicada por 1,26 milhões de euros
CM Porto
| Porto
Porto Canal/ Agências

A Câmara do Porto adjudicou a requalificação do jardim Teófilo Braga, na Praça da República, por 1,26 milhões de euros e a obra, que carece do visto do Tribunal de Contas, deverá arrancar em junho.

Em resposta à agência Lusa, a autarquia esclarece que o concurso público foi adjudicado na semana passada por 1,26 milhões de euros.

“Neste momento, encontra-se em fase de habilitação de documentos e tem como data estimada de arranque junho de 2024, uma vez que ainda carece de visto prévio do Tribunal de Contas”, acrescenta.

A requalificação do jardim Teófilo Braga, na Praça da República, está a cargo da empresa municipal GO Porto e pretende “reafirmar este espaço verde como um marco do município, quer pelo seu significado histórico, político e social, quer pelo papel que desempenha na qualidade paisagística e ambiental da cidade”.

A intervenção, que tem um prazo de 300 dias, inclui a repavimentação dos caminhos do jardim e a execução de muretes e lancis em granito. O projeto prevê também a plantação de mais de 13.000 arbustos e 150 árvores para separar a zona pedonal das zonas ajardinadas.

“Todas as estátuas atuais serão reposicionadas”, destaca o município, acrescentando que está também prevista a colocação de “novas papeleiras, bebedouros e bancos”.

“A requalificação do jardim Teófilo Braga traz de volta as origens históricas deste antigo campo militar de 1909, com um traçado linear, simétrico e centralizado, representando assim o marchar dos soldados”, acrescenta.

Na reunião do executivo de 06 de novembro de 2023, o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, adiantou que a intervenção rondaria um investimento municipal de 1,5 milhões de euros.

Também ao executivo municipal, a responsável pelo projeto de requalificação, Teresa Portela Marques, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), esclareceu que a obra pretende respeitar “a evolução” da praça.

+ notícias: Porto

Entre rabiscos e aguarelas, o diário gráfico de Vasco Mota faz uma viagem pelo Porto

Após escolher o local, Vasco Mota senta-se no seu “banquinho”, abre o diário gráfico e coloca ao seu lado, os pincéis e a tábua de aguarelas. Sem pressa, começa a desenhar e deixa que as linhas se entrelacem com a vida que pulsa à sua volta. O Porto, com as suas ruas e detalhes únicos, é o seu maior campo de exploração. O urban sketching, que começou por ser uma diversão, tornou-se na sua principal ocupação, através do projeto "Rabiscar o Porto", hoje apoiado pela Ágora.

Arranca o Porto/Post/Doc que conta com um documentário sobre centro comercial Stop

O festival Porto/Post/Doc inicia esta sexta-feira a 11.ª edição e até 30 de novembro vai questionar que futuro tem a Europa e os seus valores fundamentais, contando com um programa intitulado “O Movimento dos Povos”, que se prolonga até 2026.

Homem procurado internacionalmente foi detido enquanto esperava para ser atendido na AIMA do Porto

A PSP deteve nas instalações da AIMA do Porto um homem de 33 anos procurado internacionalmente pelas autoridades espanholas para cumprir uma pena de prisão por tráfico de droga, anunciou esta sexta-feira aquela força de segurança.