As primeiras imagens do futuro jardim da Praça da República

As primeiras imagens do futuro jardim da Praça da República
| Porto
Porto Canal

O Jardim de Teófilo Braga, na Praça da República, no Porto, vai sofrer obras de requalificação. Este será um investimento feito pela Câmara do Porto, com um orçamento a rondar os 1,5 milhões de euros.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A intervenção irá começar em 2024e terá uma prazo previsto de 300 dias, segundo avançou o vice-presidente do executivo.

“Este é um projeto que vem na sequência daquilo que temos feito ao longo dos últimos anos de requalificação, de recuperação de expansão de muitas das áreas verdes da cidade” começou por explicar o vereador com o pelouro do Ambiente e Transição Climática.

“A Praça da República é muito especial para a a cidade, mas está num estado de degradação muito adiantado e por isso é um bom dia para o Porto perceber que estamos a breve trecho a lançar o conurso”, frisou Filipe Araújo.

Teresa Portela Marques, professora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), explicou que vai haver mais espaço relvado e a praça vai ter novos “caminhos” delimitados por muretas de granito.

O espaço central da praça vai “manter-se relativamente largo”, as estátuas já presentes vão continuar a ser “muito acarinhadas”. Vão existir novos bancos de madeira e as muretas de granito que delimitam os novos caminhos vão servir também de bancos.

+ notícias: Porto

Moreira não quer "perder mais tempo" com metrobus e sugere que tema fique para o próximo executivo

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, revelou esta segunda-feira, durante a reunião pública do executivo municipal, que escreveu uma carta ao ministro das Infraestruturas a sugerir que o arranque da operação do metrobus seja tratado apenas pelo próximo executivo, que será eleito nas eleições autárquicas deste ano, em outubro. Em causa está a assinatura do protocolo entre as entidades e a chegada dos veículos ainda no atual mandato.

 

Vereador do Urbanismo do Porto diz que torres na Nun'Álvares são alvo de "desinformação e populismo"

O vereador com o pelouro do Urbanismo da Câmara do Porto, Pedro Baganha, considerou esta segunda-feira que a discussão sobre as torres que poderão nascer junto à futura Avenida Nun’Álvares tem sido alvo de “desinformação, populismo e demagogia”.

Executivo da Câmara do Porto aprova Carta Municipal de Habitação

O executivo da Câmara do Porto aprovou, com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção da CDU, a aprovação da Carta Municipal de Habitação, após esta ter recebido quatro participações em consulta pública.