Autoestradas do Douro Litoral quer estender concessão até 2038 para compensar anos da pandemia

Autoestradas do Douro Litoral quer estender concessão até 2038 para compensar anos da pandemia
| Norte
Porto Canal

A Autoestradas do Douro Litoral (AEDL) planeia prolongar a concessão em três anos e meio, para compensar período pandémico e as perdas envolvidas. A extensão da concessão é vantajosa no processo de venda da empresa, com a Abertis, uma empresa espanhola, a mostrar interesse. A AEDL é concessionária das autoestradas A32, A41 e A43, na Área Metropolitana do Porto.

De acordo com a lei, a compensação financeira devido à pandemia só pode ser feita através de uma prorrogação do contrato, escreve o jornal ECO, que avança com a intenção de extensão do contrato por parte da empresa. A AEDL alega que as perdas sofridas justificam uma extensão de três anos e meio.

No entanto, a decisão final cabe ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e à Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos (UTAP). Se o pedido for rejeitado, pode seguir para tribunal arbitral.

A concessão do Douro Litoral inclui as autoestradas A32, A41 e A43, na Área Metropolitana do Porto, com uma extensão total de 73,3 quilómetros. A Strategic Value Partners, empresa detentora da AEDL, está a procurar vender a concessão, com a espanhola Abertis a ser um dos principais interessados.

O processo de venda envolve bancos de investimento e outros operadores rodoviários, com o objetivo de concluir a operação durante o verão, com um valor que pode ultrapassar os 400 milhões de euros.

A concessão, inicialmente da Brisa, terminaria em 2034, mas foi adquirida pelos credores em 2021. Em janeiro deste ano, houve um acordo entre a AEDL e o Estado para a renegociação da concessão, substituindo a Brisa pela Ascendi na operação e manutenção das autoestradas.

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Detido professor suspeito de dois mil crimes de abuso de crianças na Póvoa de Lanhoso 

Um professor do 1.º Ciclo na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, foi detido pela alegada prática de pelo menos dois mil crimes de abuso sexual de crianças, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).