Concurso a decorrer para criação de até 620 fogos no Monte Pedral e Monte da Bela

| Norte
Porto Canal

Em causa está a aceitação de propostas para concessão de projeto, construção e exploração das áreas habitacionais que o município quer fazer nascer no Monte Pedral e no Monte da Bela, através de parcerias público-privadas.

No caso do Monte Pedral, a ideia é criar, nos terrenos municipais do antigo quartel, um loteamento constituído por quatro lotes para habitação, um destinado a comércio e serviços e ainda outro destinado a uma futura residência de estudantes. No total, serão criados até 388 fogos com as obras de urbanização, a cargo do Município, orçadas em 4,3 milhões de euros.

Já na zona oriental da cidade, foi definido um potencial de construção de 232 novas habitações para o terreno municipal do Monte da Bela, distribuídas por 12 lotes, num investimento a cargo da autarquia que supera os 6 milhões de euros.

Em ambos os terrenos, a cedência de direito de superfície terá um prazo de 90 anos. O Município assumirá o arrendamento da totalidade dos fogos durante 30 anos ao abrigo do Programa Municipal “Porto com Sentido”.

Os concursos públicos foram lançados em Diário da República em janeiro e estão abertos até 29 de abril, às 17h00.

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.