Notícia Porto Canal. Roberto Roncon abandona direção clínica do São João

Notícia Porto Canal. Roberto Roncon abandona direção clínica do São João
| Porto
João Nogueira

Roberto Roncon vai deixar o cargo de diretor clínico do Hospital de São João, confirmou o próprio ao Porto Canal, na tarde desta quarta-feira. Segundo o intensivista, "não se trata de uma demissão", mas sim de uma indisponibilidade para assumir o cargo no futuro conselho de administração, que decorre da reforma das Unidades Locais de Saúde, posta em marcha pela Direção Executiva do SNS.

"Não serei o diretor dos cuidados hospitalares no novo conselho de administração", confirmou Roberto Roncon, acrescentando que não se trata de uma demissão, trata-se de "um novo projeto das ULS" do qual não fará parte.

"O que vai acontecer, como aconteceu em todos os conselhos de administração, é que, com a criação das Unidades Locais de Saúde, é nomeado um novo conselho de administração, que tem uma composição que é nova", declarou o atual diretor clínico, que vai manter-se em funções até ser nomeada pela tutela uma nova administração hospitalar.

"Ao contrário dos conselhos de administração dos Centros Hospitalares, que têm cinco elementos, os novos conselhos têm sete elementos, sendo que, desses, em vez de um diretor clínico passam a existir dois. Um diretor clínico dos cuidados hospitalares e outro dos cuidados de saúde primários", acrescentou ainda Roberto Roncon ao Porto Canal.

O médico intensivista, que se tornou conhecido do grande público durante a pandemia por COVID-19, cuja evolução analisou na comunicação social, foi nomeado director clínico do Hospital de São João no final de 2022, substituindo no cargo Maria João Baptista, então designada presidente do Conselho de Administração do centro hospitalar.

Roncon foi também coordenador da unidade de medicina intensiva, coordenador do centro de referência de ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorporal) e presidente da comissão de farmácia e terapêutica do hospital.

Contactado pelo Porto Canal, o gabinete de comunicação do Hospital de São João preferiu não comentar.

Elisabete Barbosa indicada para futura direção clínica

Segundo fonte hospitalar ouvida pelo Porto Canal, a atual diretora do serviço de cirurgia do Hospital de São João, Elisabete Barbosa, é o nome indicado para suceder a Roberto Roncon. A futura direção clínica de cuidados hospitalares será instituída na sequência da reforma das Unidades Locais de Saúde levada a cabo pela Direção Executiva do SNS liderada por Fernando Araújo.

+ notícias: Porto

Empresas de 'tuk-tuks' avançam com queixa-crime contra presidente da Câmara do Porto

Dez empresários de ‘tuk-tuks’ apresentaram esta sexta-feira ao Ministério Público uma queixa-crime contra o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, por alegada violação de decisões judiciais e favorecimento a cinco empresas do setor no concurso lançado no ano passado.

Metros vão parar este fim de semana no Porto. Saiba quais são as alternativas

A circulação do Metro do Porto será temporariamente interrompida durante a noite de 12 para 13 de abril, devido a uma intervenção técnica que permitirá a continuação dos trabalhos da Linha Rosa. Para colmatar a interrupção e os transtornos no acesso aos transportes, a STCP vai fazer um serviço ocasional que se vai aproximar e efetuar paragem em todas as estações do troço entre a Senhora da Hora e da Trindade.

IGAS processa diretor de departamento de cirurgia do Hospital Santo António

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou esta sexta-feira ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.