Notícia Porto Canal. Roberto Roncon abandona direção clínica do São João

Notícia Porto Canal. Roberto Roncon abandona direção clínica do São João
| Porto
João Nogueira

Roberto Roncon vai deixar o cargo de diretor clínico do Hospital de São João, confirmou o próprio ao Porto Canal, na tarde desta quarta-feira. Segundo o intensivista, "não se trata de uma demissão", mas sim de uma indisponibilidade para assumir o cargo no futuro conselho de administração, que decorre da reforma das Unidades Locais de Saúde, posta em marcha pela Direção Executiva do SNS.

"Não serei o diretor dos cuidados hospitalares no novo conselho de administração", confirmou Roberto Roncon, acrescentando que não se trata de uma demissão, trata-se de "um novo projeto das ULS" do qual não fará parte.

"O que vai acontecer, como aconteceu em todos os conselhos de administração, é que, com a criação das Unidades Locais de Saúde, é nomeado um novo conselho de administração, que tem uma composição que é nova", declarou o atual diretor clínico, que vai manter-se em funções até ser nomeada pela tutela uma nova administração hospitalar.

"Ao contrário dos conselhos de administração dos Centros Hospitalares, que têm cinco elementos, os novos conselhos têm sete elementos, sendo que, desses, em vez de um diretor clínico passam a existir dois. Um diretor clínico dos cuidados hospitalares e outro dos cuidados de saúde primários", acrescentou ainda Roberto Roncon ao Porto Canal.

O médico intensivista, que se tornou conhecido do grande público durante a pandemia por COVID-19, cuja evolução analisou na comunicação social, foi nomeado director clínico do Hospital de São João no final de 2022, substituindo no cargo Maria João Baptista, então designada presidente do Conselho de Administração do centro hospitalar.

Roncon foi também coordenador da unidade de medicina intensiva, coordenador do centro de referência de ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorporal) e presidente da comissão de farmácia e terapêutica do hospital.

Contactado pelo Porto Canal, o gabinete de comunicação do Hospital de São João preferiu não comentar.

Elisabete Barbosa indicada para futura direção clínica

Segundo fonte hospitalar ouvida pelo Porto Canal, a atual diretora do serviço de cirurgia do Hospital de São João, Elisabete Barbosa, é o nome indicado para suceder a Roberto Roncon. A futura direção clínica de cuidados hospitalares será instituída na sequência da reforma das Unidades Locais de Saúde levada a cabo pela Direção Executiva do SNS liderada por Fernando Araújo.

+ notícias: Porto

Livraria Lello quer elevador e miradouro de 21 metros no edifício vizinho

Os proprietários da Livraria Lello querem requalificar o edifício adjacente, de que também são donos, e nele construir um elevador e um miradouro com 21 metros de altura. O projeto, que teve para já um parecer negativo da CCDR-N, é assinado por Álvaro Siza Vieira.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.