Obra do Heliporto do Hospital São João deve terminar no final do mês

| Porto
Porto Canal

A empreitada do heliporto do Hospital São João deve terminar no final do mês. Com a abertura, o Porto deixa de ser a única cidade do país com dois hospitais centrais sem heliporto para emergência médica.

A infraestrutura deve estar pronta no final do mês de abril, contudo a previsão apontava que o heliporto ficasse operacional no primeiro trimestre deste ano. O investimento é de 1,7 milhões de euros, financiada em 70% por fundos europeus.

Em novembro de 2022, fonte hospitalar garantiu à TSF que a construção do heliporto ficaria concluída até ao final de 2022, contudo quatro meses depois da data prevista as obras continuam.

A abertura do heliporto, próximo do edifício do hospital, traz vantagens para situações críticas, nomeadamente “o trauma muito grave, o AVC, o Infarte e da infeção muito grave, em que nós sabemos, medicamente, que cada minuto conta”, disse Nélson Pereira, diretor do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Universitário São João, ao Porto Canal.

“É o primeiro heliporto elevado com ligação direta ao corpo do hospital e às salas de emergência. Isso era um dos grandes objetivos que tínhamos era criar uma ligação rápida, eficaz em termos clínicos”, apontou Jorge Sousa, diretor do serviço de instalações e equipamentos do hospital.

ANAC e os heliportos hospitalares

Apenas os heliportos dos hospitais Beatriz Ângelo (Loures) e Garcia de Orta (Almada), dos quase 40 existentes no país, estão autorizados a operar, revelou a presidente da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Tânia Cardoso Simões foi ouvida esta quarta-feira na Comissão de Saúde da Assembleia da República, em Lisboa, após um requerimento do grupo parlamentar do PSD sobre o heliporto do Hospital de Lamego, tendo o deputado do PCP João Dias questionado a responsável sobre o panorama nacional dos heliportos hospitalares.

A presidente da ANAC começou por explicar que, segundo um diploma de 2010, os heliportos utilizados para operações de emergência médica, de combate a incêndios ou outros fins de proteção civil necessitam de uma autorização do regulador.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).