Heliporto do São João obriga a obra de um milhão no exterior do hospital

Heliporto do São João obriga a obra de um milhão no exterior do hospital
Foto: Hospital de São João
| Porto
Porto Canal / Agências

O exterior do Hospital de São João, no Porto, vai sofrer uma requalificação orçada em um milhão de euros, obra que facilita a certificação do heliporto médico já construído e reorganiza os jardins, abrindo-os à comunidade.

“Estamos a tentar transformar uma condicionante numa oportunidade. Temos uma mata que nasceu com o hospital e é muito pouco utilizada, uma mata algo desregrada que vamos transformar num jardim mais urbano e aberto”, descreveu o diretor do serviço de instalações e equipamentos, Jorge Sousa.

Outro dos grandes objetivos desta obra, que “arrancará de imediato” e demorará entre quatro a cinco meses, é ir ao encontro das exigências da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), entidade na qual está a correr o processo de certificação do novo heliporto do hospital, concluído em novembro, após 11 meses de atraso face à data inicialmente avançada.

“Um heliporto neste local, num meio totalmente urbano e com esta envolvência, exigiu cumprir alguns critérios, nomeadamente no que se refere aos cones de aproximação. Temos um a noroeste [referindo-se à zona de entrada das urgências e estação de metro] e outro a sudoeste [lado do Instituto Politécnico do Porto]. Já fizemos intervenções em alguns aspetos e agora vamos reduzir o impacto da massa arbórea”, descreveu Jorge Sousa.

O diretor apontou que um conjunto de árvores serão submetidas a podas ou a transplante, um outro não terá intervenção e as árvores com patologias fitossanitárias degradadas serão retiradas.

Serão plantadas “mais de 400 árvores e mais de 6.000 espécies arbóreas”, criadas zonas de circulação novas, um jardim de biodiversidade na parte nascente do hospital, enquanto o jardim da ala psiquiátrica terá valências para a saúde mental.

Jorge Sousa vincou que esta “mudança do conceito de jardim” – que abrange uma área de quase 16.000 metros quadrados e será visível sobretudo na frente do hospital – está a ser articulada com as instituições vizinhas, nomeadamente com a Escola Superior de Enfermagem.

De acordo com o diretor, esta requalificação paisagística acontecerá em paralelo com o processo de certificação do heliporto, sendo dada prioridade às intervenções nas copas e aos transplantes.

“E assim ficamos limpos em termos de cones de aproximação”, sublinhou, enumerando aquilo que já foi feito para consolidar um processo para o qual “não é possível dar estimativa ou previsão de conclusão”, nomeadamente o desvio de uma linha de alta tensão.

Já o diretor clínico do hospital, Roberto Roncon, falou da importância do heliporto, lembrando “os estudos que demonstram que mesmo quando há helitransporte, mas o heliporto está deslocado do perímetro do hospital, acrescentando-se a transferência em ambulância, isso pode implicar mais complicações clínicas e complexidade logística, porque são necessárias duas equipas de transporte, a do heli e a da ambulância”.

“Esta infraestrutura vai ajudar-nos a salvar vidas”, resumiu, lembrando que é neste hospital que está sediada a urgência metropolitana de pediatria, bem como o maior centro de ECMO (xigenação por membrana extracorporal) do país, entre outras valências como uma unidade de grandes queimados ou uma de transplantação.

Atualmente, quando é necessário helitransporte para o Hospital de São João, é acionado o do Pedro Hispano, em Matosinhos, a cerca de sete quilómetros de distância, sendo o percurso de oito a 10 minutos completado de ambulância.

O heliporto do São João – destinado a helicópteros de emergência médica, disponível 24 horas por dia, 365 dias/ano – foi construído a seis metros de altura de modo a permitir uma ligação direta e por manga fechada aos serviços de urgência de adultos e de pediatria, bem como para evitar os constrangimentos inerentes ao movimento das pás e do vento.

Financiado em 1,5 milhões de euros, este projeto é cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional, com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).