Notícia Porto Canal. Roberto Roncon abandona direção clínica do São João

Notícia Porto Canal. Roberto Roncon abandona direção clínica do São João
| Porto
João Nogueira

Roberto Roncon vai deixar o cargo de diretor clínico do Hospital de São João, confirmou o próprio ao Porto Canal, na tarde desta quarta-feira. Segundo o intensivista, "não se trata de uma demissão", mas sim de uma indisponibilidade para assumir o cargo no futuro conselho de administração, que decorre da reforma das Unidades Locais de Saúde, posta em marcha pela Direção Executiva do SNS.

"Não serei o diretor dos cuidados hospitalares no novo conselho de administração", confirmou Roberto Roncon, acrescentando que não se trata de uma demissão, trata-se de "um novo projeto das ULS" do qual não fará parte.

"O que vai acontecer, como aconteceu em todos os conselhos de administração, é que, com a criação das Unidades Locais de Saúde, é nomeado um novo conselho de administração, que tem uma composição que é nova", declarou o atual diretor clínico, que vai manter-se em funções até ser nomeada pela tutela uma nova administração hospitalar.

"Ao contrário dos conselhos de administração dos Centros Hospitalares, que têm cinco elementos, os novos conselhos têm sete elementos, sendo que, desses, em vez de um diretor clínico passam a existir dois. Um diretor clínico dos cuidados hospitalares e outro dos cuidados de saúde primários", acrescentou ainda Roberto Roncon ao Porto Canal.

O médico intensivista, que se tornou conhecido do grande público durante a pandemia por COVID-19, cuja evolução analisou na comunicação social, foi nomeado director clínico do Hospital de São João no final de 2022, substituindo no cargo Maria João Baptista, então designada presidente do Conselho de Administração do centro hospitalar.

Roncon foi também coordenador da unidade de medicina intensiva, coordenador do centro de referência de ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorporal) e presidente da comissão de farmácia e terapêutica do hospital.

Contactado pelo Porto Canal, o gabinete de comunicação do Hospital de São João preferiu não comentar.

Elisabete Barbosa indicada para futura direção clínica

Segundo fonte hospitalar ouvida pelo Porto Canal, a atual diretora do serviço de cirurgia do Hospital de São João, Elisabete Barbosa, é o nome indicado para suceder a Roberto Roncon. A futura direção clínica de cuidados hospitalares será instituída na sequência da reforma das Unidades Locais de Saúde levada a cabo pela Direção Executiva do SNS liderada por Fernando Araújo.

+ notícias: Porto

Estado converte dívida histórica da Metro do Porto e passa a deter 99,9% da empresa

O Estado português passou a deter quase a totalidade da Metro do Porto, com 99,9% das ações, após uma reestruturação financeira que envolveu a conversão de dívida em capital, avança o Jornal de Negócios esta quinta-feira. A operação, no total de mais de 4 mil milhões de euros, resultou num aumento da participação estatal na empresa, diluindo a posição dos sete municípios da AMP e da STCP para apenas 0,1%.

Motoristas TVDE em protesto no Porto por melhores condições de trabalho

Cerca de 20 motoristas de transporte individual de passageiros em veículo descaracterizado (TVDE) concentraram-se esta quinta-feira em frente à Câmara Municipal do Porto para reclamar por mais fiscalização e formação, bem como pela revisão das tarifas de transporte.

Homem detido por usar companheira de preso para introduzir droga na cadeia de Custóias

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta quarta-feira, um homem, fora de flagrante delito, por suspeitas de introduzir droga, através de uma peça de vestuário, que uma visitante ia fazer chegar ao seu companheiro, que se encontra preso na cadeia de Custóias.