Metade dos estudantes no Porto considera emigrar, revela inquérito

Metade dos estudantes no Porto considera emigrar, revela inquérito
| Porto
Porto Canal

Metade dos estudantes no Porto que responderam a um inquérito da Federação Académica do Porto (FAP) estão a considerar emigrar aquando da conclusão dos estudos, escreve esta segunda-feira o jornal Público.

Numa amostra de 1002 respostas, apenas 17% rejeitam a hipótese de ir para o estrangeiro, com 33% que preferiram não responder.

Esta foi a primeira fez na história dos inquéritos da FAP que esta questão fez parte, adianta ainda o jornal.

Em declarações ao Público, Francisco Porto Fernandes, presidente da federação, admite que o valor é maior do que estava à espera.

O dirigente indica que estes resultados surgem “sempre de braço dado com a perspetiva de melhoria salarial”.

Em resposta ao inquérito, 47% dos estudantes espera receber entre 1000 e 1250 euros, enquanto que 33% conta mesmo vir a auferir menos de 1000 euros ao mês. Apenas 20% acreditam que o salário será superior a 1250 euros.

Francisco Porto Fernandes mostrou-se também preocupado pelas desigualdades no ingresso ao Ensino Superior. Numa outra questão inédita no questionário da FAP, 53% dos alunos admitiram que tiveram explicações durante o secundário. E dentro destes, 63% revelou ter uma média de entrada no curso entre os 17 e 18 valores.

Ao Público, o presidente da FAP afirma que estas percentagens parecem indicar que “a escola pública não está a conseguir garantir igualdade de oportunidades” com a nota de entrada a estar “ligada à condição socioeconómica dos estudantes”.

+ notícias: Porto

Livraria Lello quer elevador e miradouro de 21 metros no edifício vizinho

Os proprietários da Livraria Lello querem requalificar o edifício adjacente, de que também são donos, e nele construir um elevador e um miradouro com 21 metros de altura. O projeto, que teve para já um parecer negativo da CCDR-N, é assinado por Álvaro Siza Vieira.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.