Ministros da Agricultura da UE debatem futuro do setor esta segunda-feira

Ministros da Agricultura da UE debatem futuro do setor esta segunda-feira
| Mundo
Porto Canal/Agências

Os ministros da Agricultura da União Europeia (UE) reúnem-se na segunda-feira, em Bruxelas, para analisar as respostas à crise que os agricultores enfrentam, com um novo protesto marcado pelo setor para o mesmo dia e local.

Segundo adiantou fonte diplomática europeia, o Conselho – que não estava previsto no calendário da presidência belga da UE – “será monotemático, considerando a situação dos agricultores em toda a Europa”.

Na reunião - na qual Portugal estará representado pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes - serão analisadas as recentes medidas avançadas pela Comissão Europeia e também as já adotadas pelos diferentes governos nacionais.

Os ministros esperam, nomeadamente, fazer uma primeira abordagem à proposta de simplificação das regras da Política Agrícola Comum (PAC) destinadas a aliviar o fardo burocrático aos agricultores, bem como as alterações às obrigações de pousio de terras.

“Há demasiada regulação, demasiada carga administrativa”, indicou a mesma fonte.

O Conselho quer ainda abordar, segundo a mesma fonte, “problemas estruturais do setor”, bem como as objeções de alguns Estados-membros, como a Polónia, às facilidades dadas à Ucrânia para exportação de bens agrícolas.

A reunião do Conselho da UE decorre no mesmo dia em que está prevista uma nova manifestação de agricultores, em Bruxelas.

Na quinta-feira, o executivo comunitário propôs medidas que passam, nomeadamente, pela simplificação de mecanismos da PAC, das metodologias de determinados controlos e a clarificação do uso do conceito de forma maior, para catástrofes como seca ou inundações.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.