Remuneração média mensal na função pública sobe 5,5% em outubro de 2023

Remuneração média mensal na função pública sobe 5,5% em outubro de 2023
| Economia
Porto Canal / Agências

A remuneração base média mensal na administração pública era de 1.657,8 euros em outubro, valor que traduz uma subida homóloga de 5,5%, segundo as estatísticas divulgadas pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).

"Em outubro de 2023, o valor da remuneração base média mensal dos trabalhadores a tempo completo no setor das administrações públicas situava-se em 1.657,8 euros, correspondendo a uma variação global média de +0,4% face ao mês de referência do trimestre precedente (julho 2023), e a uma variação homóloga de +5,5%", refere a Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP) elaborada pela DGAEP e hoje divulgada.

Esta subida resulta do efeito conjugado da entrada e saída de trabalhadores com diferentes níveis remuneratórios, das medidas de valorização remuneratória aprovadas para os trabalhadores em funções públicas e da atualização do valor do salário mínimo nacional de para 760 euros e do valor base da remuneração na administração pública para 769,20 euros.

Já o ganho médio mensal estimado para outubro é de 1.968,6 euros, correspondendo a uma variação global de +0,7%, face ao trimestre anterior, e a uma variação homóloga de +6,5%.

"A variação homóloga resulta do aumento da remuneração base média mensal e das restantes componentes do ganho, como subsídios e suplementos regulares e pagamentos por horas suplementares ou extraordinárias", adianta a DGAEP.

A SIEP indica ainda que no final de 2023 havia 78.336 contratos a termo na administração pública, o que traduz uma subida de 6.714 destes contratos face ao terceiro trimestre do ano passado, mas uma diminuição de 4.583 face ao trimestre homólogo de 2022.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.