Bairro do Bom Sucesso no Porto vai ter obras de reabilitação

Bairro do Bom Sucesso no Porto vai ter obras de reabilitação
Porto Canal
| Porto
Porto Canal / Agências

Os seis blocos do bairro do Bom Sucesso, no Porto, vão ser alvo de obras de reabilitação que deverão ascender os 6,8 milhões de euros, revelou a autarquia, que é proprietária de algumas frações.

Em resposta à agência Lusa, a Câmara do Porto esclareceu que a iniciativa de iniciar as obras de reabilitação foi “previamente deliberada em assembleia de condomínio”.

Situado na União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, o bairro do Bom Sucesso foi construído em 1958. Dos 128 fogos que constituem o bairro e que se distribuem por seis blocos, a Domus Social gere 84 e 44 foram alienados.

Para que fosse possível avançar com as obras de reabilitação, “tornou-se necessário constituir formalmente condomínio nos seis blocos do Bom Sucesso para que, posteriormente, fosse aprovada nas respetivas assembleias de condomínio”.

“As obras aprovadas são de grande reabilitação do edificado”, refere a autarquia, esclarecendo que os donos de obra serão os condomínios de cada um dos blocos em causa.

Os trabalhos passam pela reabilitação das coberturas, tratamento das fachadas (fissuras e execução de revestimento térmico), substituição da caixilharia existente e revisão das infraestruturas hidráulicas, eletricidade e telecomunicações das zonas comuns.

Segundo o município, não estão previstas obras no interior das habitações.

Os custos da empreitada e dos procedimentos de fiscalização são de aproximadamente 6,8 milhões de euros, segundo os orçamentos aprovados nas assembleias dos seis blocos.

Ao município do Porto caberá assegurar o pagamento das obras de requalificação correspondente ao valor das frações que integram o seu património, sendo que os proprietários assumirão o valor da sua permilagem.

A autarquia esclarece ainda que os proprietários podem recorrer ao programa 1.º Direito, “como, de resto, já alguns estão a fazer”.

À Lusa, a Câmara do Porto avançou ainda que o objetivo da empresa municipal Domus Social é “replicar esta solução noutros bairros municipais onde esta realidade de propriedade mista existe”.

Os bairros de Fernão Magalhães, Condominhas, Central de Francos e Bessa Leite são alguns dos exemplos onde existe propriedade mista.

+ notícias: Porto

Porto faz inquérito à mobilidade na cidade até domingo

A Câmara do Porto está a efetuar até domingo um inquérito às deslocações diárias e modos de transporte dos portuenses com o objetivo de elaborar um Plano de Mobilidade Urbana e Sustentável da cidade.

Vão nascer 300 apartamentos no antigo Centro Hípico do Porto

No terreno em Paranhos onde durante mais de 60 anos funcionou o Centro Hípico do Porto vão nascer 300 apartamentos distribuídos por quatro blocos de oito pisos, dois deles subterrâneos.

Carrinha de consumo de droga do Porto ainda está parada e Câmara pressiona Ministério da Saúde

A unidade móvel de consumo de droga assistido deverá arrancar este mês de dezembro no Porto. O prognóstico, avançado pelo Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD), apanhou o município de surpresa que, posteriormente, pediu informações ao Governo sobre quando arranca a operação e os pontos exatos por onde passará a carrinha.