Porto faz inquérito à mobilidade na cidade até domingo

Porto faz inquérito à mobilidade na cidade até domingo
Foto: Porto Canal
| Porto
Porto Canal / Agências

A Câmara do Porto está a efetuar até domingo um inquérito às deslocações diárias e modos de transporte dos portuenses com o objetivo de elaborar um Plano de Mobilidade Urbana e Sustentável da cidade.

Num email enviado, esta segunda-feira, a munícipes, a autarquia apela à participação dos cidadãos, referindo que o inquérito - disponível no endereço eletrónico: https://optsa.questionpro.com/imobPorto - demora “apenas cinco minutos a ser respondido”.

“Pretendemos conhecer e caracterizar os padrões de mobilidade da população portuense. Para isso, é fundamental que os cidadãos facultem informação real e fidedigna sobre as suas necessidades, motivações e opiniões no que respeita ao sistema de mobilidade da cidade do Porto”, refere.

Após a fase de diagnóstico, “seguir-se-á a elaboração de um plano de ação definindo medidas específicas para os modos pedonal e ciclável, o transporte público, o transporte turístico, a circulação automóvel, o estacionamento e a logística urbana”.

“A partir do documento, vamos delinear uma estratégia que redefina o sistema de mobilidade da cidade, tendo em vista a sua expansão e otimização”, explica a autarquia.

Acrescenta que “o plano tem, pois, o propósito de melhorar a eficiência do sistema de mobilidade, promovendo uma transferência gradual para modos mais sustentáveis em termos ambientais, económicos e sociais. Queremos, com este plano, que a cidade do Porto se torne um modelo a seguir no que diz respeito à mobilidade sustentável”.

O documento, cuja elaboração foi adjudicada à empresa OPT - Optimização e Planeamento de Transportes, será apresentado publicamente em 2025, em data ainda não determinada.

Em outubro, a Câmara do Porto anunciou o desenvolvimento de “um plano de ação que incluirá medidas para melhorar os modos ativos, o transporte público, logística urbana, a circulação automóvel e o estacionamento”.

“Reconhecendo como fundamental compreender os hábitos e as necessidades de deslocação da população para a definição do plano, o preenchimento do inquérito permitirá, igualmente, conhecer melhor as motivações e opiniões sobre o estado atual da mobilidade no Porto”, referia a autarquia.

+ notícias: Porto

Executivo do Porto aprova transformar Lipor em empresa local intermunicipal

O executivo municipal da Câmara do Porto aprovou, por unanimidade, a transformação da Associação de Municípios Lipor, gestora dos resíduos de oito municípios, numa empresa local de natureza intermunicipal e aprovou os novos estatutos.

Câmara do Porto aprova recomendação para munícipes serem informados sobre abates de árvores

O executivo da Câmara do Porto aprovou uma recomendação do PS para que seja colocado um “painel informativo” no local sempre que os serviços municipais decidam abater uma árvore e que essa operação não se revele urgente.

Detido padrasto por suspeita de abuso sexual de enteadas no Porto

Um homem de 43 anos foi detido por suspeita de abusar sexualmente das duas enteadas, no Porto, desde 2020, sendo que à data as vítimas tinham 13 e 8 anos, anunciou a Polícia Judiciaria.