Airbus quer ter 25% da produção em Santo Tirso até 2026

Airbus quer ter 25% da produção em Santo Tirso até 2026
Foto: Airbus
| Norte
Porto Canal

A Airbus Atlantic quer reforçar a sua posição em Portugal, com o aumento da produção na fábrica de Santo Tirso. De acordo com o jornal “Eco”, a fabricante francesa de aviões prevê ter 25% da sua produção na unidade da região do Porto em 2026.

Para que um quarto da produção mundial da empresa passe por Santo Tirso em 2026, a empresa quer contratar mais de 100 trabalhadores por ano até 2026, chegando a um total de cerca de 600 funcionários, aponta o jornal, e não coloca de parte a possibilidade de contruir um novo edifício na cidade.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A maior percentagem da produção da Airbus centra-se em França, na fábrica que recebe os subconjuntos produzidos em Portugal, mas também na Tunísia e em Marrocos.

Em Santo Tirso, unidade que foi inaugurada em setembro de 2022, são produzidas peças para os Airbus A320 e A350. “O objetivo em Portugal é fabricar quase 25% de todos os subconjuntos que são depois entregues na fábrica em França”, afirma o diretor de produção de controlo e logística (PC&L) da Airbus Atlantic Portugal, citado pelo “Eco”.

+ notícias: Norte

A28 reabre nove horas após acidente em Vila do Conde

A Autoestrada A28 reabriu ao trânsito pelas 16h00 no sentido Porto - Viana do Castelo, após ter estado praticamente nove horas cortada devido a um acidente de um camião que transportava automóveis, confirmou fonte oficial da GNR à Lusa.

Projeto da UTAD quer ajudar a combater obesidade infantil em Vila Real

Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vão acompanhar 20 crianças e jovens no âmbito de um projeto que visa reduzir o excesso de peso, combinando a prática desportiva com educação alimentar, foi anunciado, esta segunda-feira.

Cultura em Expansão assinala 10 anos com espetáculos e oficinas no Porto

O programa Cultura em Expansão, da Câmara Municipal do Porto, assinala 10 anos em 2024 e arranca em pleno sábado com a atuação de Lavoisier na Capela de São José, do Centro Juvenil de Campanhã, anunciou a autarquia.