Autoridade Marítima alerta a população para cuidados redobrados devido ao mau tempo

Autoridade Marítima alerta a população para cuidados redobrados devido ao mau tempo
Lusa
| País
Porto Canal/Agências

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendaram esta quarta-feira cuidados redobrados no mar e zonas costeiras, face ao agravamento das condições meteorológicas e agitação marítima previstas para os próximos dias.

Em comunicado, a Autoridade Marítima refere que as previsões apontam o agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima em Portugal continental, entre as 0h00 de quinta-feira e as 6h00 de segunda-feira.

Nesse período, a ondulação poderá atingir os seis metros e uma altura máxima de 10 metros, e o vento poderá registar uma intensidade média até 80 km/h e rajadas até 150 km/h.

Face às previsões, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam "um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras e alertam que os cuidados devem ser redobrados, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras" e desaconselham passeios junto ao mar, à orla costeira, nas arribas, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima e a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba.

Recomendam ainda o reforço das amarrações e "vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas".

Também a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu esta quarta-feira um aviso à população para o risco de cheias e inundações face à previsão de chuva nas próximas 48 horas, recomendando a adoção de comportamentos adequados e das principais medidas preventivas.

+ notícias: País

Quantos burros há no mundo?

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?

José Castelo Branco sai em liberdade mas não pode ver nem contactar Betty Grafstein

Depois de ter sido detido, esta terça-feira, por suspeitas de violência doméstia contra Betty Grafstein, José Castelo Branco sai em liberdade.

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.