Inflação homóloga na OCDE inverte tendência e volta a acelerar

Inflação homóloga na OCDE inverte tendência e volta a acelerar
| Economia
Porto Canal / Agências

A inflação homóloga no conjunto da OCDE aumentou para 6% em dezembro, mais duas décimas de ponto percentual que em novembro e depois de três meses consecutivos de queda, com subidas em 14 dos 38 países membros, foi esta quarta-feira anunciado.

Num comunicado divulgado esta quarta-feira, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) salientou que, excluindo a energia e os alimentos, que são os itens mais voláteis, a inflação subjacente permaneceu inalterada em dezembro, em 6,7%.

No caso da energia, a evolução homóloga dos preços foi negativa pelo oitavo mês consecutivo. No que se refere aos produtos alimentares, o aumento homólogo foi de 6,7% em dezembro, contra 7,1% em novembro.

O aumento da inflação nos Estados Unidos (de 3,1% para 3,4%) foi um dos mais significativos no último mês do ano.

A inflação também aumentou nos dois vizinhos dos EUA, no México (de 4,3 % para 4,7%) e no Canadá (de 3,1% para 3,4%).

Pior foi o caso da Turquia, que não só registou o maior aumento (de 62% para 64,8%), como foi o único país da OCDE com uma inflação superior a 10%.

No outro extremo, a inflação registou uma descida acentuada no último mês do ano na Hungria (menos 2,4 pontos para 5,5%), na Suécia (menos 1,4 pontos para 4,4%) e no Chile (nove décimas de ponto para 3,9%).

A Costa Rica foi mais uma vez o único país da organização com uma inflação negativa (-1,8% em dezembro, menos 0,2 pontos percentuais, contra -1,6% em novembro).

A inflação média da OCDE em 2023 (calculada com a média dos 12 meses do ano) foi de 6,9%, contra 9,5% em 2022.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.