Ecrãs em estilo "papel" chegam às paragens da STCP com horários e rotas dos autocarros em tempo real

Ecrãs em estilo "papel" chegam às paragens da STCP com horários e rotas dos autocarros em tempo real
Foto: Guilherme Costa Oliveira/ Câmara do Porto
| Porto
Porto Canal

Já estão espalhados em oito paragens da cidade, mas a STCP afirma que ainda estão em fase de testes. Os painéis de informação de tempo de espera para o próximo autocarro nos novos abrigos já estão a ser disponibilizados, em função de um sistema de informação implementados pela Porto Digital. A informação chega mais de um ano depois da instalação dos abrigos.

Na lateral dos abrigos da STCP, o novo sistema de informação é, de forma prática, um ecrã em estilo "e-paper" onde irão constar os "tempos de espera e de passagem dos autocarros da STCP, complementado com um mapa correspondente à rota de cada linha e mensagens áudio", pode ler-se em nota publicada pela autarquia.

Acessibilidade e envolvimento da população

Os novos painéis também vão ser mais acessiveis à população, uma vez que a informação será transposta para um sistema áudio. "Estão previstos testes no terreno com o apoio da ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal", adianta o município.

Além disso, a implementação dos ecrãs será acompanhado por um processo participativo, que inclui entrevistas e questionáros online, através de um QR code.

Os novos ecrãs já estão disponibilizados em oito paragens, mas o serviço vai ser alargado. Até agora podem ser encontrados nas paragens da Praça D. João I, da Praça Filipa de Lencastre, de Campanhã, da Boavista – Casa da Música, do Fluvial, do Sea Life Castelo do Queijo, do Hospital São João  e a da Universidade Católica.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).