Escola de programação 42 Porto a “rebentar pelas costuras” já tem os primeiros finalistas e vai mudar de instalações

Escola de programação 42 Porto a “rebentar pelas costuras” já tem os primeiros finalistas e vai mudar de instalações
| Porto
João Nogueira

Um ano e meio após abrir portas no Porto, a escola de programação 42 já tem os primeiros finalistas e está de malas feitas para mudar de instalações. Com mais de mil candidaturas desde a abertura, o novo espaço permitirá à escola receber ainda mais alunos.

Com apenas 20 anos, Nuno Carvalho e Rodrigo Ramos estão entre os primeiros finalistas da 42 Porto. A idade não tem limites e os dois jovens já dão os primeiros passos em empresas reputadas, a EXADS e a Critical Techworks, respetivamente. Fascinado por “tudo o que envolve pura lógica”, a entrada na 42 Porto pareceu desde o início uma escolha óbvia para Rodrigo.

Porto Canal

A 42 é inteiramente suportada por mecenas e gratuita para os alunos. Mas essa não é a principal característica deste estabelecimento de ensino fora do comum. A aprendizagem é feita sem horários ou professores, com a responsabilidade e vontade a revelarem-se critérios essenciais para que os estudantes consigam concluir o curso. E são os próprios alunos a traçar esse caminho, sem o modelo de orientação tradicional.

“Poder ter 100% de responsabilidade sobre quando e o que faço, parecia-me bem. Agora, com o curso já terminado, parece-me o mínimo necessário”, partilha Nuno Carvalho, destacando que as vantagens do processo de aprendizagem saltaram-lhe à vista, até porque queria seguir algo diferente da faculdade.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A 42 é uma das maiores escolas de programação do mundo e abriu portas há um ano e meio no Porto. O desafio da aprendizagem continua a estimular mais pessoas a concorrer. Desde que foi inaugurada, já conta com mais de mil candidaturas. Mas nem todos se mostraram capazes e até hoje, foram qualificados cerca de 430 alunos.

Mas com a escola “a rebentar pelas costuras” para receber mais alunos, a 42 está de malas feitas para se mudar para a Rua da Picaria. Segundo a diretora de operações, Beatriz Fernandes, o novo espaço deverá permitir que mais 200 alunos frequentem a escola.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).