De Gondomar para o deserto do Saara. Lucia e Sofia embarcam num ‘Dakar’ solidário por Marrocos – num Peugeot de 92
Fábio Lopes
Peugeot 205 de 1992 a postos, material solidário carregado, bússola no bolso, despedidas feitas. Sofia Teixeira e Lucia Pereira ultimam os últimos preparativos na antecâmara de uma “experiência de uma vida”.
As duas jovens de Gondomar, recém-licenciadas em Engenharia Eletrotécnica de Computadores e em Engenharia Mecânica, respetivamente, pela Universidade do Porto estão prestes a embarcar num rali solidário que consiste numa viagem de nove dias pelo deserto com o objetivo de atravessar Marrocos de norte a sul e entregar bens humanitários nas aldeias mais desfavorecidas.
“Decidimos abraçar este desafio por estarmos constantemente ligados a projetos de cariz social, de ajuda comunitária e avaliamos aqui uma maneira de poder ajudar internacionalmente e marcar também o nome de Gondomar, a nossa cidade, no mapa”, sublinham.
A dupla, denominada “Chaço D’ouro” mostra-se entusiasmada pelo desafio e, simultaneamente, orgulhosa por poder ajudar muitas famílias.
“Já angariamos roupa, calçado e material escolar essencialmente. É sempre um país que necessita. E como vimos com o terramoto do ano passado ainda mais precisa”, frisa Lucia Pereira.
“Recolhemos também produtos de higiene feminina porque sabemos que naqueles países não há muita promoção nem muito fácil acesso”, defende Sofia Teixeira.
Cada equipa deve conseguir patrocínios para atravessar o deserto de Marrocos a bordo de um carro com mais de 20 anos e oferecer um mínimo de 40 kg de material solidário nas aldeias do deserto.
A iniciativa pretende, assim, fomentar o espírito desportivo e solidário dos participantes, mostrando-lhes a importância dos valores essenciais como a perseverança, responsabilidade, trabalho em equipa e gestão de recursos, numa viagem imersiva pelos locais remotos do desafiante e desconhecido território africano.
Ver esta publicação no Instagram