Porto paga o dobro pelas obras no Coliseu, Valongo recebe desconto de mais de 97%

Porto paga o dobro pelas obras no Coliseu, Valongo recebe desconto de mais de 97%
| Porto
Porto Canal / Agências

Os municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP) aprovaram esta sexta-feira por unanimidade comparticipar em 2,5 milhões de euros as obras de requalificação do Coliseu do Porto, cabendo à Câmara Municipal do Porto pagar 350 mil euros.

Dos 17 municípios que compõem a AMP, a autarquia do Porto, liderada pelo independente Rui Moreira, é quem assume a maior fatia (350 mil euros), seguindo-se Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Trofa, Santo Tirso, Gondomar, Vila do Conde e Póvoa de Varzim – classificados como municípios da primeira coroa metropolitana – com uma comparticipação cada de 175 mil euros, segundo a proposta aprovada no Conselho Metropolitano do Porto.

Aos municípios da segunda coroa metropolitana – Arouca, Paredes, São João da Madeira, Vale de Cambra, Espinho, Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira – e onde Valongo se quis incluir, cabe-lhes uma comparticipação de 5.000 euros.

O vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, criticou a posição de Valongo, e a diminuição de mais de 97% da tranche a pagar pela sala de espetáculos. “Ao menos que tenha a coragem de dizer que quer sair da Área Metropolitana".

A aprovação deste apoio financeiro surge depois de, em dezembro de 2023, sete dos 17 municípios da AMP votarem contra a proposta de comparticipação para as obras de reabilitação do Coliseu do Porto, cujo apoio tinha sido aprovado por unanimidade das autarquias presentes na reunião de trabalho do Conselho Metropolitano do Porto realizada em 20 de outubro.

À época a decisão foi contestada pela Câmara Municipal de Valongo que, ausente da respetiva reunião de trabalho, defendeu que a mesma não era válida porque o encontro não tinha poder deliberativo, dado exigir a presença de todos os municípios da AMP.

Ainda nessa ocasião, o presidente da Associação Amigos do Coliseu do Porto pediu consenso na AMP sobre a comparticipação das obras, garantindo assim a candidatura a fundos europeus.

+ notícias: Porto

Piscinas municipais do Porto fecham para obras no verão

A Piscina Municipal de Cartes e a piscina Municipal da Constituição vão encerrar para a requalificação, instalações técnicas e melhoria das condições de mobilidade e acessibilidade, a partir do dia 3 de junho e até 31 de agosto.

Novas imagens do incêndio que deflagrou num bar na Foz

Um incêndio de grandes dimensões deflagrou ao final da manhã desta sexta-feira num bar na Foz do Douro. A estrutura é conhecida por ter sido casa do Restaurante Shis, que foi destruído pelo mar em 2014 e, depois de reconstruído, novamente danificado por um incêndio em 2015.

AMP e STCP perdem capital detido na Metro do Porto e abrem porta a fundos comunitários

A perda pela Área Metropolitana do Porto e pela Sociedade de Transportes Coletivos do Porto de praticamente 50% do capital detido na Metro do Porto abre a porta a fundos comunitários, disse esta sexta-feira o presidente da Câmara de Gondomar.