Vereador do PSD na Câmara do Porto terá de suspender funções na STCP Serviços

Vereador do PSD na Câmara do Porto terá de suspender funções na STCP Serviços
| Porto
Porto Canal/Agências

O vereador social-democrata da Câmara do Porto Alberto Machado, quinto na lista da coligação da Aliança Democrática (AD) às legislativas pelo distrito do Porto, terá de suspender funções no conselho de gerência da STCP Serviços se for eleito.

O vereador da Câmara do Porto afirmou à Lusa que se for eleito pelo círculo do Porto terá de renunciar ao cargo que exerce desde junho de 2022 no conselho de gerência da STCP Serviços, por convite do presidente da autarquia.

Alberto Machado exerce, desde outubro de 2021, o mandato de vereador sem pelouro na Câmara do Porto, cargo compatível com o de deputado e do qual não irá abdicar se for eleito, assegurou.

O vereador, que também preside a concelhia do PSD do Porto, é o quinto na lista da coligação Aliança Democrática às legislativas pelo distrito do Porto, encabeçada pelo independente e ex-bastonário da Ordem dos Médicos Miguel Guimarães.

No distrito, entre outros, a lista da AD integra ainda, em quarto lugar, o diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), Óscar Afonso, e, em nono, a presidente da Junta de Freguesia da Cidade da Maia, Olga Freire.

Nas últimas legislativas, a lista do PSD pelo distrito foi encabeçada por Sofia Matos, que surge agora na lista da coligação em 37.º lugar.

No distrito do Porto, o PSD obteve 318.343 votos(32,33%) nas legislativas de 2022, eleições que foram ganhas, no distrito, pelo PS, com 418.869 votos (42,53%), ficando os sociais-democratas em segundo lugar e, em terceiro, a Iniciativa Liberal, com 50.359 votos (5,11%).

O PS elegeu 19 deputados e o PSD 14.

Portugal vai ter eleições legislativas antecipadas em 10 de março de 2024, marcadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sequência da demissão do primeiro-ministro, António Costa, em 07 de novembro, alvo de uma investigação do Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça.

A campanha eleitoral para as legislativas vai decorrer entre 25 de fevereiro e 08 de março.

+ notícias: Porto

Desenterrados 350 corpos que vão ajudar a contar a história do Cerco do Porto

“A partir do mundo dos mortos, conseguimos reconstruir um mundo dos vivos”. As palavras são da antropóloga Sofia Nogueira que está a dirigir as escavações arqueológicas num terreno anexo à Biblioteca Pública, no centro do Porto, que serviu como cemitério aquando do surto de cólera no decorrer do Cerco do Porto. Ao todo, já foram levantados mais de 350 corpos.

Alberto Machado renuncia ao cargo de vereador na Câmara do Porto

O social-democrata Alberto Machado renunciou, esta sexta-feira, ao cargo de vereador na Câmara do Porto, apurou o Porto Canal junto de fonte do partido.

Unidade de consumo móvel do Porto pretende chegar a cerca de 600 consumidores

A unidade de consumo móvel vigiado do Porto deverá começar a operar na próxima semana nos territórios de Campanhã e do Centro Histórico, com o intuito de chegar a cerca de 600 consumidores de substâncias injetáveis, foi esta sexta-feira anunciado.