Vereador do PSD na Câmara do Porto terá de suspender funções na STCP Serviços

Vereador do PSD na Câmara do Porto terá de suspender funções na STCP Serviços
| Porto
Porto Canal/Agências

O vereador social-democrata da Câmara do Porto Alberto Machado, quinto na lista da coligação da Aliança Democrática (AD) às legislativas pelo distrito do Porto, terá de suspender funções no conselho de gerência da STCP Serviços se for eleito.

O vereador da Câmara do Porto afirmou à Lusa que se for eleito pelo círculo do Porto terá de renunciar ao cargo que exerce desde junho de 2022 no conselho de gerência da STCP Serviços, por convite do presidente da autarquia.

Alberto Machado exerce, desde outubro de 2021, o mandato de vereador sem pelouro na Câmara do Porto, cargo compatível com o de deputado e do qual não irá abdicar se for eleito, assegurou.

O vereador, que também preside a concelhia do PSD do Porto, é o quinto na lista da coligação Aliança Democrática às legislativas pelo distrito do Porto, encabeçada pelo independente e ex-bastonário da Ordem dos Médicos Miguel Guimarães.

No distrito, entre outros, a lista da AD integra ainda, em quarto lugar, o diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), Óscar Afonso, e, em nono, a presidente da Junta de Freguesia da Cidade da Maia, Olga Freire.

Nas últimas legislativas, a lista do PSD pelo distrito foi encabeçada por Sofia Matos, que surge agora na lista da coligação em 37.º lugar.

No distrito do Porto, o PSD obteve 318.343 votos(32,33%) nas legislativas de 2022, eleições que foram ganhas, no distrito, pelo PS, com 418.869 votos (42,53%), ficando os sociais-democratas em segundo lugar e, em terceiro, a Iniciativa Liberal, com 50.359 votos (5,11%).

O PS elegeu 19 deputados e o PSD 14.

Portugal vai ter eleições legislativas antecipadas em 10 de março de 2024, marcadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sequência da demissão do primeiro-ministro, António Costa, em 07 de novembro, alvo de uma investigação do Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça.

A campanha eleitoral para as legislativas vai decorrer entre 25 de fevereiro e 08 de março.

+ notícias: Porto

“Não há uma relação direta entre aquilo que é insegurança e imigração”, afirma ‘vice’ da Câmara do Porto

O vice-presidente da Câmara do Porto defende que “não há uma relação direta entre aquilo que é insegurança e imigração”. Filipe Araújo falava na Assembleia Municipal após uma intervenção do deputado do Chega.

Câmara do Porto vê "com bons olhos" medidas anunciadas para Alojamento Local

O vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, disse esta segunda-feira ver "com bons olhos" as medidas do Governo para o alojamento local, defendendo que devem ser dadas aos municípios competências e capacidade de regular esta atividade.

Câmara do Porto pondera avançar com habitação partilhada na escola Ramalho Ortigão

A Câmara Municipal do Porto está a estudar a possibilidade de avançar com um projeto de habitação partilhada na escola EB 2,3 Ramalho Ortigão, na freguesia de Campanhã, avançou esta segunda-feira o vice-presidente.