Assembleia Municipal do Porto insta Governo a isentar portagens na A41 para pesados durante 1 ano

Assembleia Municipal do Porto insta Governo a isentar portagens na A41 para pesados durante 1 ano
| Porto
Porto Canal / Agências

A Assembleia Municipal do Porto aprovou instar o Governo a isentar, por um período experimental de um ano, as portagens na A41-CREP para veículos pesados e monitorizar o impacto da medida na Via de Cintura Interna (VCI).

Na sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Porto, que decorreu na segunda-feira à noite e foi solicitada pela CDU para discutir a mobilidade na cidade, quatro das 11 recomendações contemplavam medidas para resolver o problema da VCI, mas só um dos pontos da recomendação da CDU, direcionado ao Governo, reuniu a unanimidade de todas as forças políticas.

Apesar de defender que as portagens na A41-CREP (Circular Regional Externa do Porto) deviam ser abolidas, a CDU instou o Governo a isentar, por um ano e a título experimental, as portagens da respetiva autoestrada, entre os nós com a A1 e A4, e monitorizar os impactos dessa medida, tendo como finalidade a apresentação de um relatório com os resultados do impacto.

Pela CDU, Rui Sá afirmou que a abolição das portagens na A41-CREP "é necessária, mas não é suficiente" para resolver o problema da VCI, defendendo a adoção de outras medidas, como a instalação de meios de emergência permanentemente afetados à VCI.

Em resposta ao deputado, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, concordou que retirar as portagens da A41-CREP "por si só não resolve o problema", mas que a concretização terá um impacto significativo na VCI, onde os veículos, sobretudo os pesados, "provocam imensos constrangimentos e imensa sinistralidade".

A moção do movimento independente "Rui Moreira: Aqui Há Porto" foi aprovada, com o voto contra de um deputado do PS, a abstenção do BE e de três deputados independentes. Além de isentar de portagens todos os veículos pesados de mercadorias que utilizem a A41-CREP, os independentes instam o secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas a aplicar taxas de portagens na VCI "a todo o tráfego de atravessamento", exceto "aquele que tem como origem e destino a cidade do Porto".

Pelo movimento independente, o deputado Raul Almeida defendeu que o problema da VCI "só se resolve tirando o tráfego de pesados" e, posteriormente, com a criação de "medidas dissuasoras", como a aplicação de taxas, que se destinam inicialmente ao transporte pesado de mercadorias.

Também a recomendação do PS ao executivo municipal "para que encete contactos com o Governo que vier a suceder ao atual para que em conjunto com os municípios vizinhos implementem medidas que retirem o trânsito de veículos pesados da VCI" foi aprovada, com o voto contra dos independentes e a abstenção da CDU.

O socialista Agostinho de Sousa Pinto defendeu a necessidade de o Porto “reforçar o diálogo” com os municípios vizinhos para promover "o descongestionamento da VCI".

A proposta mereceu várias críticas, sobretudo dos partidos de direita, com os independentes a defenderem que o executivo municipal encetou "vários esforços" para resolver o problema da VCI, e com os sociais-democratas a criticarem o PS por "não ter feito nada para resolver o problema" nos oito anos que liderou o país.

Na sessão foi também aprovada, por maioria, uma recomendação do PSD que insta o futuro Governo a "garantia isenção das portagens da CREP para veículos pesados de mercadorias".

Pelo BE, a deputada Susana Constante Pereira defendeu a isenção das portagens para os veículos pesados na A41-CREP, mas discordou da intenção dos independentes de colocar portagens na VCI.

Já o deputado único do Chega, Jerónimo Fernandes, destacou a necessidade de "introduzir mecanismos" que permitam a deslocação segura dos cidadãos naquela artéria, e o deputado único do PAN, Paulo Vieira de Castro, defendeu que a resolução do problema da VCI "depende da tutela".

+ notícias: Porto

Burger King abre segunda-feira no lugar do emblemático Café Embaixador 

O novo restaurante da cadeia Burger King, previsto para o lugar do Café Embaixador, na baixa do Porto, vai abrir portas às 11h30 da próxima segunda-feira, informou a empresa ao Porto Canal.

Operação Natal da Metro do Porto começa a 30 de novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos Aliados ocorrerá a cerimónia de inauguração das luzes e da árvore de natal, seguida do concerto do cantor Fernando Daniel.

Encontrada terceira vítima mortal nos escombros de pensão que ardeu no Porto

Os restos mortais de uma terceira vítima do incêndio que destruiu uma pensão no Porto foram encontrados ao final da noite de sábado, confirmou à Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores do Porto.