Trancas à porta. Supermercados acorrentam garrafas de azeite para impedir roubos?
Porto Canal
A subida do preço de venda do azeite acrescida à carência económica de muitas pessoas tem motivado uma onda de furtos deste bem de primeira necessidade, o que levou as superfícies comerciais a acorrentarem as garrafas de azeite às prateleiras, com cadeado.
O cenário vivido no país vizinho tem viralizado nas redes sociais com várias pessoas a insurgirem-se com a decisão, numa altura em que o preço deste bem de primeira necessidade atinge níveis historicamente elevados.
Nas etiquetas dispostas nas prateleiras é possível ver que um garrafão de cinco litros de azeite custa cerca de 25 euros.
De acordo com uma notícia publicada no jornal digital “The Objective”, a 29 de agosto de 2023, alguns supermercados naquele país terão decidido “colocar alarmes nas garrafas de azeite e nos garrafões, tendo em conta o aumento dos roubos em diferentes comunidades autónomas”.
Outro dos posts no X, antigo twitter, mostra imagens captada pela agência de notícias Reuters e foi publicada num artigo do jornal brasileiro “Folha de São Paulo”, a 20 de novembro de 2023, com o seguinte título em destaque: "Supermercados da Espanha trancam azeite com aumento de furtos em lojas."
O Polígrafo adianta que “não há qualquer informação de que supermercados em Portugal estejam a recorrer ao mesmo procedimento de acorrentar garrafas de azeite para impedir furtos”.