Vereador da Câmara do Porto na lista da Aliança Democrática. “Volto a acumular os dois cargos”
Ana Francisca Gomes
Alberto Machado, vereador eleito pelo PSD à Câmara Municipal do Porto, é um dos nomes apresentados pela Aliança Democrática (AD) às Eleições Legislativas de março. O líder da concelhia do Porto do PSD está em 5º pelo Círculo Eleitoral do Porto.
Questionado pelo Porto Canal se pretende acumular os cargos de vereador e deputado caso venha a ser eleito, Alberto Machado não deixa dúvidas: “De forma nenhuma penso abandonar o meu cargo enquanto vereador”.
“Eu já estive nessa situação anteriormente [XIV Legislatura de 2019 a 2022], em que já estava como deputado e como vereador”, completou o social-democrata, que deu ainda o exemplo dos socialistas Tiago Barbosa Ribeiro e Rosário Gambôa, que também acumulam os cargos de vereadores eleitos pela Câmara do Porto e deputados na Assembleia da República.
Alinhado com o novo presidente do PSD, Luís Montenegro, Alberto Machado vê o seu lugar nas listas ao Círculo Eleitoral do Porto subir para a 5ª posição quando em 2022, com Rui Rio, esteve no “honroso último lugar”.
“Em 2019, fui em 4º lugar e o PSD elegeu 15 deputados. Em 2022, fui no honroso último lugar da lista e o PSD elegeu 14 deputados. E agora vou no lugar que o presidente do partido e a Comissão Política Nacional entenderam, que é o 5º - claramente elegível”.
Questionado pela subida na lista, o social-democrata, que liderou a Junta de Freguesia de Paranhos durante vários anos, garante estar sempre disponível para onde o PSD “entender que é útil”.
“Farei campanha desta vez como fiz há dois anos. Estou sempre disponível para trabalhar pelo meu partido”.