Vulcão em erupção na Islândia. Lava atinge cidade e 'engole' casas
Porto Canal
Um vulcão entrou, este domingo, em erupção no sudoeste da Islândia, e o rio de lava atingiu os arredores de Grindavik, uma pequena cidade piscatória, incendiando várias casas e deixando um rastro de destruição.
A localidade voltou a ser evacuada no sábado passado, sem que nenhuma pessoa tenha corrido perigo.
"Um dia negro", frisou a imprensa islandesa, sobre as impressionantes imagens que já correram mundo de fontes de lava laranja brilhante e casas em chamas na cidade de Grindavik, a cerca de 40 quilómetros a sudoeste da capital Reykjavik.
Ver esta publicação no Instagram
"Infelizmente (a lava) foi um pouco mais para o sul do que esperávamos", disse o chefe da Proteção Civil e Gestão de Emergências da Islândia, Vidir Reynisson, numa conferência de imprensa no final do domingo.
Nas últimas semanas, as autoridades islandesas têm estado a monitorizar a situação e construíram barreiras de proteção em torno da cidade.
Segundo agências de notícias locais, a erupção deste domingo parece ter penetrado nas barreiras de rocha e terra, levantadas para tentar desviar o rio de lava.
“De acordo com as primeiras imagens de um voo de vigilância da Guarda Costeira, uma fenda abriu nos dois lados das defesas que tinham começado a ser construídas a norte de Grindavik”, indica a Agência Meteorológica da Islândia, como noticiado pelo Porto Canal.
Recorde-se que Grindavik, uma pequena cidade com quatro mil habitantes, já tinha sido obrigada à retirada de todos os respetivos habitantes a 11 de novembro de 2023 como medida de precaução.