As primeiras imagens da futura estação de alta velocidade de Gaia

As primeiras imagens da futura estação de alta velocidade de Gaia
| Porto
Porto Canal

A linha de alta velocidade Porto-Lisboa vai ter uma paragem em Santo Ovídio, Vila Nova de Gaia. As primeiras imagens da futura estação ferroviária vieram a público esta semana.

A nova infraestrutura fará parte de “um polo intermodal de transportes” com ligações ao metro, à rede de transportes públicos rodoviários e a um conjunto de acessibilidades pedonais e cicláveis. No total, serão 14.6 quilómetros, sendo dez em túnel, desde Espinho até à nova ponte rodoferroviária que será construída sobre o rio Douro.

Inicialmente, a nova estação de Vila Nova de Gaia não fazia parte do projeto apresentado pelo Governo, uma decisão que só foi concretizada na sequência de um conjunto de iniciativas promovidas pelo autarca Eduardo Vítor Rodrigues.

O investimento do projeto da linha de alta velocidade que ligará Lisboa ao Porto numa hora e 15 minutos ronda os 4,5 milhões de euros. Além de Gaia, prevê-se paragem em Leiria, Coimbra e Aveiro.O arranque está previsto para 2026.

Joan Busquets, o arquiteto e urbanista catalão que tem a seu cargo o plano para Campanhã, será o responsável pela execução de um plano de urbanização com o objetivo de integrar a futura estação ferroviária de alta velocidade em Gaia.

A par desta linha, está a ser desenhada uma outra entre o Porto a Vigo, na Galiza, com estações no aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga e Valença.

+ notícias: Porto

Portuenses entupiram artérias da Baixa no primeiro de maio de 74

O país acabava de sair de uma revolução que provocou a queda do regime ditatorial em 1974 e a repressão e hostilidade, vividas por tantos portugueses naquele período, levou milhares até às ruas para gritar por liberdade. Os dias passaram mas nem assim a reivindicação perdeu o pulso, com os cravos a dar lugar às bandeiras e cartazes dos sindicatos de trabalhadores. No Porto, o 1.º de Maio é recordado como a consagração do 25 de abril e pelas ruas a abarrotar de união e emoção dos portuenses.

Câmara de Matosinhos implementa inteligência artificial no atendimento

A Câmara Municipal de Matosinhos apresentou esta terça-feira a Maria, a primeira assistente virtual com recurso a inteligência artificial num 'site' autárquico em Portugal, adiantou hoje este município do distrito do Porto.

Trabalhadores denunciam "contratos precários" em equipamentos culturais do Porto

Trabalhadores da empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto do Porto denunciaram "contratos precários" em equipamentos do município e reivindicaram melhores condições de trabalho, avançou esta terça-feira o Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos (CENA-STE).