"Nunca estive doente na minha vida". Jornalista emociona-se ao partilhar luta contra o cancro
Porto Canal
A pivô da CNN Internacional, Sara Sinder, revelou no final do jornal que apresentou na manhã desta segunda-feira em direto que foi diagnosticada com cancro de mama, em estágio 3.
"Nunca estive doente na minha vida. Nunca fumei, raramente bebo. Não há casos de cancro da mama na minha família. E ainda assim, aqui estou eu, com um cancro em fase 3", disse a profissional da comunicação, confessando que admitir a sua realidade em voz alta “é difícil”.
Please for the love of God get your mammograms and do your self exams. I want you to thrive my sisters. 🩷🩷🩷🩷🩷🩷🩷 pic.twitter.com/jIuW8WwSb2
— Sara Sidner (@sarasidnerCNN) January 8, 2024
Referiu também que está a fazer quimioterapia há dois meses, irá fazer radioterapia, bem como uma dupla mastectomia.
Sara Sinder recorda que o seu ‘cenário’ oncológico “não é uma sentença de morte para a larga maioria das mulheres”, contudo admite que durante a sua pesquisa sobre a doença ficou surpreendida com um específico dado.
“Se por acaso fores uma mulher negra, tens mais 41% de probabilidade de morrer de cancro da mama do que as tuas homólogas brancas”, frisou a repórter visivelmente chocada com a informação.
O anúncio emotivo com mais de dois minutos serviu para alertar outras mulheres para a prevenção a este problema oncológico.
“A todas as minhas irmãs, negras, brancas e castanhas, por aí, por favor, pelo amor de Deus, façam as vossas mamografias todos os anos, façam os vossos próprios exames, tentem apanhar [o problema] antes da fase que eu apanhei”, evocou a jornalista.
A pivô terminou o vídeo que partilhou nas suas redes sociais a admitir que hoje em dia “é mais feliz” porque não fica stressada “com pequenas coisas tolas”. Por isso, “agradeceu ao cancro” os ensinamentos que lhe tem transmitido.
“Estou a aprender que não importa aquilo por que passamos na vida, eu continuo a estar loucamente apaixonada por esta vida e só estar viva é uma sensação muito diferente para mim agora”, finalizou.