"Parem o genocídio". Manifestantes bloqueiam autoestrada em Seattle para pedir cessar-fogo em Gaza
Porto Canal \ Agências
Manifestantes saíram no sábado às ruas de Seattle, noroeste dos Estados Unidos, para pedir um cessar-fogo na Faixa de Gaza, e bloquearam a autoestrada Interstate 5 durante várias horas, informou o jornal Seattle Times.
Manifestantes num viaduto próximo aplaudiram em apoio ao bloqueio, que começou por volta das 13h15 (21h15 em Lisboa) e terminou mais de três horas depois, de acordo com o jornal diário.
O departamento de transportes do estado de Washington escreveu na rede social X que o trânsito chegou a ficar congestionado ao longo de quase dez quilómetros. Pediu, por isso, aos condutores para usarem rotas alternativas.
"Libertem a Palestina" e "A ocupação tem de ir embora", foram algumas dos 'slogans' que se ouviram durante o protesto.
A guerra em curso, que completa hoje 14 semanas, começou quando o Hamas atacou Israel, provocando, segundo as autoridades israelitas, cerca de 1.200 mortos, além de ter sequestrado 240 pessoas, das quais mais de 120 ainda se encontram em cativeiro.
A retaliação israelita na Faixa de Gaza fez mais de 22 mil mortos e desencadeou uma crise humanitária grave devido ao colapso de hospitais, falta de medicamentos, alimentos, água e eletricidade, de acordo com as autoridades do enclave palestiniano controlado pelo Hamas.