Janela de avião "explode" em pleno voo. Companhia suspendeu restantes aeronaves por precaução
Porto Canal
Um avião da companhia aérea Alaska Airlines viu-se obrigado a fazer uma aterragem de emergência em Portland, Estados Unidos da América, depois de ter perdido uma janela e um pedaço da fuselagem.
De acordo com a agência norte-americana AP, o avião tinha subido 4.876 metros quando teve de regressar ao Aeroporto Internacional de Portland.
Segundo a companhia aérea, o avião aterrou em segurança com 174 passageiros e seis membros da tripulação. O buraco que se formou na zona da janela em questão provocou a despressurização da cabina,não tendo sido fornecidas informações sobre feridos ou causas para o que sucedeu.
Horas depois do sucedido, a Alaska Airlines informou que decidiu imobilizar temporariamente todos os seus 65 aviões 737 Max 9 para efetuar inspeções. “Na sequência do sucedido esta noite com o voo 1282, decidimos tomar a medida de precaução de imobilizar temporariamente a nossa frota de 65 aviões Boeing 737-9”, afirmou o diretor executivo da Alaska Airlines, Ben Minicucci, através de um comunicado.
Já a Boeing, segundo a britânica BBC, declarou estar a "trabalhar para reunir mais informações” sobre o incidente.
An Alaska Airlines flight made an emergency landing Friday night after a portion of the aircraft blew out mid-air. Video obtained by CBS News appeared to show one of the passenger window panels had been blown out. https://t.co/wKIOLENg3r pic.twitter.com/M00hT7HaPx
— CBS News (@CBSNews) January 6, 2024
Num vídeo que está a ser partilhado nas redes sociais são visíveis pessoas a usar máscaras de oxigénio e passageiros a bater palmas quando o avião aterrou.
Por sua vez, o Conselho Nacional de Segurança dos Transportes e a Administração Federal da Aviação (FAA) já anunciaram que vão investigar o incidente.