“Ataque recorde” da Rússia em solo ucraniano com 90 drones na noite de Ano Novo

“Ataque recorde” da Rússia em solo ucraniano com 90 drones na noite de Ano Novo
| Mundo
Porto Canal / Agências

A Ucrânia denunciou um “ataque recorde” da Rússia, durante a noite de Ano Novo, às cidades de Lviv e Odessa com recurso a 90 drones, causando pelo menos um morto, avança a AFP.

Segundo aquela agência de notícias, que cita a Força Aérea ucraniana, 87 dos 90 drones explosivos ‘Shahed’ lançados pelas forças russas a partir de quatro locais foram destruídos em voo.

"O inimigo utilizou um número recorde de drones de ataque", denunciou a Força Aerea ucraniana, citado pela AFP.

As forças da Ucrânia revelaram também ataques com quatro mísseis terra-ar S-300 na região de Kharkiv (no nordeste) e três mísseis antirradar Kh-31 e um Kh-59 nas regiões de Kherson e Zaporijjia (no sul).

Na região de Lviv, no oeste do país, os ataques destruíram uma universidade e um museu cuja história está ligada a duas figuras nacionalistas ucranianas que colaboraram com os nazis durante a Segunda Guerra Mundial, aponta a AFP.

Aquele ataque noturno, reportaram as autoridades locais, causou um morto e feriu oito pessoas na região de Odessa, no sul da Ucrânia, e em Khmelnytsky, uma criança ficou ferida.

Já a Rússia comunicou bombardeamentos ucranianos e ataques de drones na região fronteiriça de Belgorod, que não causaram vítimas.

Moscovo e Kiev têm assistido a uma escalada de violência nos últimos dias, com um ataque sem precedentes em Belgorod, na Rússia, no sábado, que matou 24 pessoas, após um ataque com mísseis na Ucrânia na sexta-feira, que Kiev descreveu como "maciço" e que fez cerca de 40 mortos.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.